Assinatura «Frey Carlos» (Pintores Portugueses do século XVI)

N.º Inv.
ADD521
Data
1989
Materiais e técnicas
Tinta dourada, carvão e pastel sobre papel
Medidas
16 x 24 cm
Proveniência
Col. Fernando Rosa Dias
Inscrições

«Frey Carlos»
[frente, ao centro (na composição)]

Esta obra, que fazia parte do bloco de desenhos ADD632, pertence à série Assinaturas, que constituiu a última projetada por Dacosta, tendo ficado apenas em pequenos exercícios sobre papel e sem nunca passar para as grandes superfícies pictóricas, como era seu desejo. Estas assinaturas tinham a particularidade de corresponderem aos primeiros nomes conhecidos de uma história da pintura portuguesa, de construção e afirmação de uma época de ouro que coincidiu com o tempo de Nuno Gonçalves e os pintores do Manuelino. No tempo destes pintores não havia a mesma consciência e estatuto em torno da noção de autor, e as obras não se assinavam. As assinaturas apareciam em documentos mas não nas obras, como se estivéssemos num tempo fundador de um mundo ou campo da arte, um tempo arqueológico ou anterior à noção de artista enquanto autor. Os nomes dos primeiros heróis da pintura portuguesa, que o livro de história da arte de Vergílio Correia, Pintores Portugueses do Século XV e XVI – que António Dacosta tinha –, estava ainda a destapar da poeira do tempo, apresentavam-se como o centro das composições da série. O nome em assinatura era a figura, a forma e a composição. Dacosta simulava as assinaturas dos velhos mestres como domínio central da composição em fundos brilhantes, para os quais pensava utilizar folhas de ouro ou prata (Dias, 2016, p. 318).

Neste caso, a assinatura pertence a Frei Carlos, ou Frei Carlos de Lisboa (? – 1540), uma das mais importantes figuras da pintura retabular peninsular das primeiras décadas do século XVI. O frade, de origem flamenga, notabilizou-se como pintor de retábulos e obras de carácter devocional após se professar como freire da Ordem de São Jerónimo em 1517, no Convento do Espinheiro, perto de Évora.

Obra oferecida por Miriam Rewald Dacosta ao coordenador científico do presente catálogo raisonné, em outubro de 2014.


Antologia Crítica


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