Assinatura «Frey Carlos» (Pintores Portugueses do século XVI)

N.º Inv.
ADD335
Data
c. 1990
Materiais e técnicas
Tinta acrílica e carvão sobre papel colado em papel
Medidas
23,9 x 24,6 cm
Proveniência
Col. João Pinharanda
Inscrições

«ADacosta»
[frente, canto inferior direito]

Pode considerar-se que as Assinaturas constituiu a última série projetada por Dacosta, tendo ficado apenas em pequenos exercícios sobre papel e sem nunca passar para as grandes superfícies pictóricas, como era seu desejo. Estas assinaturas tinham a particularidade de corresponderem aos primeiros nomes conhecidos de uma história da pintura portuguesa, de construção e afirmação de uma época de ouro que coincidiu com o tempo de Nuno Gonçalves e os pintores do Manuelino. No tempo destes pintores não havia a mesma consciência e estatuto em torno da noção de autor, e as obras não se assinavam. As assinaturas apareciam em documentos mas não nas obras, como se estivéssemos num tempo fundador de um mundo ou campo da arte, um tempo arqueológico ou anterior à noção de artista enquanto autor. Os nomes dos primeiros heróis da pintura portuguesa, que o livro de história da arte de Vergílio Correia, Pintores Portugueses do Século XV e XVI – que António Dacosta tinha –, estava ainda a destapar da poeira do tempo, apresentavam-se como o centro das composições da série. O nome em assinatura era a figura, a forma e a composição. Dacosta simulava as assinaturas dos velhos mestres como domínio central da composição em fundos brilhantes, para os quais pensava utilizar folhas de ouro ou prata (Dias, 2016, p. 318).

Neste caso, a assinatura corresponde a Frey Carlos, um frade de origem flamenga que após se professar como freire da Ordem de São Jerónimo, em 1517, se distinguiu como pintor de retábulos e obras de carácter devocional, sendo considerado uma das mais importantes figuras da pintura retabular da península ibérica nas primeiras décadas do séc. XVI. 

Esta obra foi oferecida por António Dacosta a João Pinharanda após a sua entrevista com o historiador de arte, em 1990. Sendo uma assinatura, podemos identificá-la como parte da última série projetada por Dacosta, Assinaturas.


Exposições


Bibliografia


Antologia Crítica


Obras Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.