Posteriormente, a série de pinturas intitulada
«Posteriormente, a série de pinturas intitulada Em louvor de… (1985-6) representa a cabeça ou o crânio do touro, fazendo alusão tanto às touradas à corda como, especificamente à bezerrada, a parte da cerimónia que envolve o “passeio pelas ruas do gado que vai ser abatido e cuja carne será repartida em quinhões de esmola pelos mordomos” (Francisco Ernesto de Oliveira Martins, Em louvor do Divino Espírito Santo: Fotomemória, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1993). Esta parte do ritual, a imolação em cumprimento da promessa “em louvor do Divino Espírito Santo” é a dádiva, o sacrifício que está no coração de qualquer evento sagrado.»
(Ruth Rosengarten in António Dacosta, 1995, p. 9)
Bibliografia
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/Biblio_António_Dacosta_Açores_1995.jpg)
Passiva / Catálogo exp. individual
António Dacosta. Açores: Governo Regional dos Açores, 1995
Obras Relacionadas
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/ADP192.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/ADP213.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/ADP214.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/ADP226.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/ADP227.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/ADP486.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2022/07/ADP244_ed-576x704.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/ADP245.jpg)