Na primeira fase da sua pintura, Dacosta apresenta-nos

«Na primeira fase da sua pintura, Dacosta apresenta-nos um universo de melancolia hermética (evocamos De Chirico), universo de divisões, de antíteses, de solidão, povoado de símbolos, de mensagens cifradas. Em Melancolia, de 1942, o castelo com as suas ameias rosadas, evoca uma construção espiritual, uma ascese, a transcendência que a luz dourada confirma e a presença ameaçadora e telúrica, negra, do gato em primeiro plano, parece negar. Imagens emergindo dos sonhos, caóticas, em busca de uma ordem secreta, rasgando as fronteiras lodosas dos pesadelos.»

(FERNANDES, 1988, p. 24)


Bibliografia


Obras Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.