Jacob Weiss

(Zurique, 1815-1898, Lisboa)

Nasceu em Elsau, cantão de Zurick, na Suissa, a 22 de julho de 1815. Fôram seus pães Frederico Weiss e Barbara Weiss. Casou em Lisboa a 18 de dezembro  de 1848, com Barbara Plehu, de nação inglesa, a qual ainda vive.

Veiu para Portugal aos 32 annos de edade, conservando-se longo tempo, como jardineiro, ao serviço da casa dos duques de Palmella. Antes de vir para Portugal esteve no Jardim das Palntas em Paris e em diferentes partes da França.

Foi elle que construiu o parque de S. Sebastião da Pedreira, propriedade de José Maria Eugénio de Almeida, onde estabeleceu primitivamente o Jardim Zoologico. Por ultimo achava-se à frente dos viveiros da Camara Municipal de Lisboa. Concorreu a diversas exposições hortícolas onde alcanço prémios, fazendo parte também de alguns dos respectivos jurys.

Falleceu no Lumiar a 30 de março de 1898, com 83 anos  de edade e foi enterrado em Lisboa no cemitério  dos allemães (…).

 

Cfr.  Sousa VITERBO, A jardinagem em Portugal – Apontamentos  para a sua história, Imprensa  da Universidade  de Coimbra, Coimbra, 1906, p.113