25 Setembro 2020

Lançamento do corretor ortográfico arménio para iOS

Photo courtesy of Ellen Turnamian via Houshamadyan

O corretor ortográfico arménio para iOS já se encontra disponível gratuitamente na App Store e, em breve, será disponibilizada a versão para Android. Esta iniciativa conta com o apoio do Serviço das Comunidades Arménias da Fundação Calouste Gulbenkian.

No âmbito dos nossos esforços contínuos para revitalizar a língua arménia o Nayiriboard– o keyboard-spellchecker para iOS – reforça a presença desta língua no mundo digital através de uma ferramenta que facilita a escrita em arménio em dispositivos móveis e num espectro variado de aplicações, incluindo redes sociais e de comunicação como o Facebook, Instagram, Whatsapp e Messenger ou de trabalho como Pages, Notes, entre outras.

Esta ferramenta revolucionária e indispensável foi produzida pela Nayiri.com com base no modelo da Hyspell. Nesta primeira versão, o Nayiriboard suporta a ortografia tradicional arménia oriental e ocidental, abrangendo um vocabulário de 150 000 palavras, e reconhece mais de cinco milhões de expressões. O teclado atual é especialmente destinado ao arménio ocidental, mas versões futuras vão incluir a opção de selecionar múltiplos formatos de teclados e de selecionar a ortografia arménia reformulada.

“Estamos agradecidos à equipa de programadores da Nayiri.com por se terem dedicado a este desafio” disse Razmik Panossian, Diretor do Serviço das Comunidades Arménias, acrescentando que “é através da interligação da tecnologia com a língua que o arménio continuará vivo, relevante e cativante no século XXI. O corretor ortográfico vai incentivar mais pessoas a escrever em arménio no seu dia-a-dia”.

Ler este artigo em Arménio

 

Carregue no botão para fazer o download do teclado e poder utilizar o corretor ortográfico em iPhones e iPads.

Nayiriboard

Armenian spellchecker keyboard

Download Nayiriboard