FCG Secção: Música

Pianomania!

Não haverá outro instrumento capaz de soar tão completo e de suscitar, repetidamente, tão grande encantamento. Seja para acompanhar uma canção ou para executar a mais exigente e virtuosística peça solista, a notável versatilidade do piano torna-o um instrumento de um potencial e de uma reinvenção quase infindáveis. Implantado de forma tão permanente na música popular quanto na erudita, o piano tem sido o meio eleito por muitos dos músicos mais brilhantes da História e é também disso que nos dá conta a programação em torno do mote “Pianomania”.

O fascínio que o piano e os seus executantes continuam a exercer sobre o público encontra em cada temporada Gulbenkian Música um momento de sublimação, com a presença dos maiores intérpretes contemporâneos a renovarem este inquebrantável romance sem fim à vista. As diferentes abordagens ao instrumento têm como montra exemplar a colaboração entre o jazz e a clássica protagonizada entre Mário Laginha e Pedro Burmester, cuja cumplicidade antiga garante que a imprevisibilidade possa comparecer sempre nas suas atuações conjuntas. Entre os 93 anos do histórico Menahem Pressler e os 26 de Daniil Trifonov há toda uma história recente do instrumento mostrada em grande plano, com Mitsuko Uchida, Elisabeth Leonskaja, Beatrice Rana e Yuja Wang a unirem os dois extremos numa primorosa seleção de intérpretes de insuperável inspiração e recursos que se diriam ilimitados. Se o piano está presente com uma regularidade consistente ao longo de toda a temporada, uma tal concentração de picos de interesse na abordagem ao instrumento só pode mesmo responder pelo nome “Pianomania”.

Concertos

Concertos

Entre os 94 anos do histórico Menahem Pressler e os 26 de Daniil Trifonov há toda uma história recente do instrumento mostrada em grande plano, da colaboração entre Mário Laginha e Pedro Burmester, à exuberância de Yuja Wang e a mestria de Mitsuko Uchida e Elisabeth Leonskaja. Sete concertos numa primorosa seleção de intérpretes de insuperável inspiração e recursos que se diriam ilimitados.

Filmes

Filmes

A complementar a programação dos concertos, serão exibidos filmes e documentários cujo tema central é o piano e o intérprete. Do premiado 'O Pianista' (Roman Polanski), ao vencedor da Palma de Ouro 'O Piano' (Jane Campion), às curtas-metragens sobre Glenn Gould e Zhu Xiao-Mei, não faltarão razões para vir conhecer um instrumento de um potencial e versatilidade quase infindáveis.

Performance

Performance

A pianista portuguesa Joana Gama apresenta, ao longo de 14 horas, uma performance em torno da obra 'Vexations', de Erik Satie. A estreia desta obra foi organizada em 1963 por John Cage, grande admirador e divulgador da música de Satie, e durou cerca de 18 horas. 11 pianistas tocaram de forma intercalada até a completarem, mas nos últimos anos já vários se aventuraram a tocar a obra completa.