Chopin, Berlioz, Brahms

28 jan 2017

Numa conferência do psiquiatra Vittorino Andreoli com título “Sem música, a educação é um equívoco” que parafraseava o célebre aforismo de Nietzsche sobre a relevância da música na vida da humanidade, ele realçou como a efémera felicidade que pode surgir durante um concerto auxilia na supera- ção do profundo sentimento de crise em que vivem mergulhadas as populações. Yulianna Avdeeva (Moscovo, 1985), a triunfadora da edição do Concurso Chopin de Varsóvia de 2010, atuou pela primeira vez em Lisboa, trazendo na bagagem obras do compositor polaco, o “Concerto nº 2 (opus 21)” e um ‘extra’ com o “Noturno nº 20”.

A sua interpretação deslumbrou o auditório que aplaudiu longamente a performance virtuosística da pianista que, à época em que ganhou o prémio, viu destacada a circunstância de o troféu não ser atribuído a uma mulher desde há 45 anos, tendo sido CHOPIN, BERLIOZ, BRAHMS Denève (d), Yulianna Avdeeva (piano), Orquestra Gulbenkian Gulbenkian, Lisboa, dia 19 uma vitória acompanhada por polémicas que ainda hoje estão à disposição dos que pretenderem examinar o assunto. Controvérsias à parte, Avdeeva é uma notável intérprete que pratica o seu Chopin nas melhores salas do planeta, tocando-o sem afetação e sem recorrer a clichés, explorando bem os contrastes de luz e de sombra, criando um som límpido e puro.

A propósito de uma das suas exibições em Londres, já se escreveu que a conversa entre as mãos de Avdeeva decorre com uma graça ultranatural. Fazendo deliberadamente longas pausas, a pianista obtém um clima de solenidade e de melancolia que prepara a submersão em melodias rápidas e momentos mais tumultuosos e dramáticos. A sua leitura do Larghetto do concerto foi uma masterclass de concentração e de retórica artística em que Avdeeva mostrou como se atinge uma articulação equilibrada entre a intensidade emocional, o domínio técnico e a sofisticação intelectual. Sob a direção do maestro francês Stéphane Denève, “O Carnaval Romano” de Berlioz e a “Sinfonia nº 2 (opus 73)” de Brahms preencheram de forma expressiva o programa do concerto com os violoncelistas e com os instrumentistas dos naipes de sopro particularmente veementes.  

 

Ana Rocha

Expresso – 28 janeiro 2017

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