As rotas da escravatura

22 abr 2017

Não há derrota, impotência, utopia ou atitude ressabiada neste disco-livro de Jordi Savall (Igualada, 1941), apresentado ao vivo em Lisboa perante um auditório esgotado que ovacionou longamente os mais de 30 músicos e bailarinos, intérpretes do programa intitulado “As Rotas da Escravatura”, assente em intrincada visão sinóptica onde confluem história, musicologia, antropologia e etnologia. Há uma espiral de mágoa, dor e angústia ao cair, pesada e penosa, a voz do ator Alberto Magassela (Maputo, 1986), o narrador da tragédia de milhões de africanos e de índios vítimas da escravatura entre os séculos XV e XIX. Quando o moçambicano terminou a sua arrepiante narração, construída com textos extraídos de Gomes Eanes de Zurara, dos sermões do Padre António Vieira, do “Código Negro” de Luís XIV, de Montesquieu e de Martin Luther King, foi como se ficassem a pairar, na atmosfera trágica da sala, os versos de Antero de Quental “Quando há-de vir o dia da justiça?/ Quando há-de vir o dia do resgate?” Entretanto, o palco tinha-se iluminado com as cores ocre e vermelho e com os bailados vigorosos do venezuelano Iván Garcia, com a alucinatória polirritmia trazida pelos artistas vindos do Mali, Marrocos, Madagáscar, Brasil, México, Argentina e Colômbia, e ainda com os cânticos de Kassé Mady Diabaté, que trouxe a Lisboa tradi- ções musicais africanas de tempos arcaicos, agitando o público com a sua voz lancinante e poderosa. Derrubando fronteiras entre a música europeia dos vilancicos coloniais, as danças crioulas e as canções entoadas pelos escravos dos dois lados do Atlântico, a mais recente gravação dirigida pelo maestro catalão exibe à saturação a sua preocupação de rigor intelectual e também de que forma Savall é um alquimista dos sons, recuperando peças que cumprem várias missões, entre as quais a de tornar presente a barbárie da escravatura. As performances excecionais de Rajery (valiha), Ballaké Sissoko (kora), Driss El Maloumi (oud) e Pedro Estevan (percussão) arrancaram os aplausos mais entusiásticos do concerto.

 

Ana Rocha

Expresso – 22 de abril 2017

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.