FCG Secção: Música

A voz azul da água

Em fevereiro de 2015, a Orquestra Gulbenkian, dirigida por Susanna Mälkki, apresentou, em estreia mundial, O Sotaque Azul das Águas, de Luís Tinoco, uma encomenda conjunta da Fundação Gulbenkian e da Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo. A peça foi gravada ao vivo, no Grande Auditório, e é uma das quatro obras orquestrais de Tinoco incluídas no CD The Blue Voice of the Water, agora lançado pela editora norte-americana Odradek Records.

Todas as obras que compõem este CD foram registadas ao vivo no dia da estreia, interpretadas por diferentes orquestras em várias salas de concerto: Before Spring pela Orquestra Sinfónica do Porto/Casa da Música, dirigida por Martin André; Frisland pela Seattle Symphony, dirigida por Ludovic Morlot; e o Concerto para Violoncelo pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida por Pedro Neves, tendo como solista Filipe Quaresma.

Sobre o ambiente de The Blue Voice of the Water, Luís Tinoco fala da presença do oceano, que descreve como “um horizonte longínquo e infinito”, impossível de agarrar e que se reflete nalgumas obras como “sonoridades da cor que mudam com diferentes cambiantes”.

O CD pode ser adquirido na loja da sede da Fundação Gulbenkian.