Susanna Mälkki e Yuja Wang premiadas
A maestrina finlandesa Susanna Mälkki e a pianista chinesa Yuja Wang, duas protagonistas de vulto das temporadas da Gulbenkian Música, foram contempladas com os prémios anuais atribuídos pela publicação Musical America.
Wang, uma presença assídua da temporada da Gulbenkian Música foi considerada a Artista do Ano e Mälkki, convidada principal da Orquestra Gulbenkian recebeu a distinção de Maestrina do Ano.
Muito solicitada no circuito internacional, Susanna Mälkki aborda um extenso repertório, incluindo a música contemporânea e a ópera, tendo sido foi a primeira mulher a dirigir no Teatro alla Scala de Milão, em 2011. Atualmente Maestrina Principal da Filarmónica de Helsínquia, fará a sua estreia na temporada de ópera do Met, dirigindo, a ópera L’Amour de Loin da sua compatriota Kaija Saariaho, numa transmissão que poderá ser seguida em direto no Grande Auditório no dia 10 de dezembro.
Esta temporada, Susanna Mälkki dirigirá, no Grande Auditório, o Coro o Orquestra Gulbenkian num programa que inclui o poema sinfónico Morte e Transfiguração de Richard Strauss, o Prelúdio da ópera Parsifal de Richard Wagner ainda a obra Messages do compositor britânico Jonathan Harvey.
A jovem pianista Yuja Wang é também uma presença regular da Gulbenkian Música desde 2007, após a sua aclamada estreia no Grande Auditório, num concerto em que substituiu o pianista russo Evgeny Kissin. Na temporada passada atuou três vezes na Gulbenkian Música e esta temporada dará um recital a solo no dia 9 de abril. Tem marcado presença nos principais palcos mundiais e grava em exclusivo para Deutsche Grammophon. Dona de uma técnica prodigiosa, foi eleita Jovem Artista do Ano pela revista Gramophone nos Classic FM Gramophone Awards 2009.
Os restantes premiados, este ano, pela Musical America foram o compositor Andrew Norman, o cantor Eric Owens, e o sexteto Eighth Blackbird.