Orquestra Gulbenkian em digressão
A Orquestra Gulbenkian parte para uma curta digressão nacional com concertos em Santarém, Caldas da Rainha, Lagoa e Faro. Sob a direção do maestro Pedro Neves, o primeiro concerto terá lugar a 21 de setembro, no Convento de São Francisco, em Santarém, com um emblemático programa dedicado a dois dos mais significativos compositores da história da música. Após a abertura Coriolano, op.62, de Beethoven, segue-se a interpretação da Sinfonia Concertante para Violino, Viola e Orquestra de Mozart pelo violinista Francisco Lima Santos e o violetista Lourenço Sampaio (Jovem Músico do ano 2015). A encerrar o concerto, a Orquestra Gulbenkian dará a ouvir a Sinfonia n.º 1, op. 21, de Beethoven.
A 22 de setembro a Orquestra viaja para sul, atuando no Centro Cultural das Caldas da Rainha, desta vez sob a batuta do promissor jovem maestro Nuno Coelho. Nessa noite o programa incluirá a abertura A Bela Melusina de Mendelssohn, o Concerto para Clarinete e Orquestra de Mozart – a cargo da clarinetista Iva Barbosa – e a Sinfonia n.º 4, op.60, de Beethoven.
A encerrar a sua digressão, a Orquestra Gulbenkian apresenta este mesmo programa a 29 de setembro no Auditório Municipal de Lagoa, e a 30 de setembro no Teatro das Figuras, em Faro.