Novo CD
Le Pré aux Clercs, uma ópera cómica em três atos do compositor francês Ferdinand Hérold, gravada ao vivo em abril de 2015 no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, é hoje lançada em CD numa edição de luxo, em formato de livro, com textos de enquadramento e partitura incluída (em francês e inglês).
A estreia moderna desta peça, tocada pela Orquestra Gulbenkian dirigida por Paul McCreesh deu-se na Opera Comique de Paris, em março de 2015, tendo sido apresentada, no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, com os mesmo intérpretes, nos dias 7 e 8 de abril, numa versão semi encenada por Éric Ruf, diretor da Comédie Française, autor da versão cénica apresentada em Paris.
Participaram nesta produção os cantores Marie-Ève Munger, Marie Lenormand, Jeanne Crousaud, Michael Spyres, Éric Huchet,Christian Helmer, Emiliano González Toro, Leandro César, Manuel Rebelo, Tiago Batista e Nuno Fonseca.
Baseada no livro Chronique du Temps de Charles IX, de Mérimée, Le Pré aux Clercs foi uma das óperas mais amadas no século XIX, recebendo largos elogios da crítica que destacou a expressividade, a elegância e a variedade da partitura.
Estreada em 1833, contou com mais de 1600 representações na Opéra Comique de Paris até meados do século XX. A sua popularidade contagiou outros palcos europeus onde foi também muito representada e aclamada. Entretanto, pouco a pouco, foi caindo no esquecimento, até se tornar praticamente invisível.
A edição agora em CD desta obra pelo Palazzetto Bru Zane, uma instituição cultural instalada em Veneza que se dedica à divulgação da música francesa do período romântico, permite o reencontro com uma obra fundamental da história da ópera europeia.
Poderá adquirir o CD pelo preço de 20€ na loja do Edifício-Sede da Fundação Gulbenkian, nas lojas FNAC ou através da Amazon.