27 novembro 2018

Natal na Gulbenkian Música

Amadeus com música ao vivo e o espetáculo Big Silent Night Music marcam um Natal diferente na Gulbenkian Música.

Igudesmanandjoo © Julia Wesely

Amadeus live

Amadeus é o primeiro de três clássicos do cinema que vão ser exibidos no Grande Auditório da Fundação, com música ao vivo interpretada pelo Coro e Orquestra Gulbenkian. Realizado por Miloš Forman, o filme baseia-se na peça de Peter Schaffer que ficciona a relação entre Wolfgang Amadeus Mozart e Antonio Salieri, compositor da corte do arquiduque da Áustria.  

O maestro Ludwig Wicki dirige, mais uma vez, o Coro e a Orquestra Gulbenkian na interpretação da banda sonora do filme, a qual inclui excertos de obras‑primas do genial compositor austríaco. Oportunidade para ver ou rever, no grande ecrã, um filme que venceu oitos Óscares da Academia em 1985, entre os quais de Melhor Realização e Melhor Filme.

Além das duas sessões programadas, nos dias 13 e 14 de dezembro, foi entretanto agendada uma terceira sessão no dia 16 de dezembro. Ao longo desta temporada, serão exibidos mais dois filmes com música ao vivo, Star Wars: Uma Nova Esperança, de George Lucas, primeiro episódio da saga A Guerra das Estrelas (11, 12 e 13 janeiro) e Tempos Modernos, de Charlie Chaplin (17 e 18 de maio). 

 

Big Silent Night Music 

Igudesman & Joo é uma dupla famosa de instrumentistas que, com os seus espetáculos hilariantes, tem conquistado plateias em todo o mundo. O sucesso destes dois músicos, que se mostram pela primeira vez em Portugal, assenta no seu virtuosismo –Igudesman é violinista e Joo pianista – e nos registos que utilizam nos espetáculos, do erudito ao popular, temperado com muito humor. 

O concerto que apresentam na Gulbenkian Música intitula-se Big Silent Night Music e realiza-se nos dias 20 e 21 de dezembro. A grande procura de bilhetes levou ao agendamento de um concerto extra, no dia 22.

Após terem estudado na Yehudi Menuhin School, em Inglaterra, o russo Aleksey Igudesman e o britânico-coreano Hyung-ki Joo estabeleceram uma parceria artística que os tem feito correr mundo. O enorme sucesso do seu primeiro espetáculo – A Little Nightmare Music – projetou-os internacionalmente e inspirou novos concertos, como o que será apresentado no Grande Auditório.

Grandes intérpretes mundiais, muitos deles conhecidos do público da Gulbenkian Música, como Viktoria Mullova, Emanuel Ax, Gidon Kremer ou Mischa Maisky, entre outros, têm colaborado com esta dupla em diversos sketches musicais. Orquestras de topo como a New York Philharmonic ou a Chicago Symphony Orchestra também partilharam o palco com Igudesman & Joo em várias ocasiões.

Além de violinista, Aleksey Igudesman é compositor, maestro e ator. Com o multipremiado Hans Zimmer (vencedor do Óscar da melhor banda sonora com o filme Rei Leão) trabalhou na banda sonora do filme Sherlock Holmes, nomeado para um Óscar da Academia. Como pianista, Hyung-Ki Joo, estreou-se no Barbican Hall, em Londres, com a Orquestra Sinfónica de Varsóvia dirigida por Sir Yehudi Menuhin.

Colaborou também com músicos famosos fora do circuito clássico tradicional como Vangelis ou Billy Joel, tendo trabalhado com este último no álbum Fantasies and Delusions. A paixão que confessa ter tanto por Mahler como pelos Monty Python inspirou o caminho que haveria de seguir com o seu colega de escola e que tem deliciado o público de todas idades e geografias.