Martina Batič é a nova Maestra Titular do Coro Gulbenkian
A maestra assume o cargo a partir de setembro de 2024.
Martina Batič sucede a Michel Corboz, que foi maestro titular do Coro Gulbenkian durante mais de meio século. Considerada uma das principais maestras da sua geração, Martina Batič é reconhecida pela sua versatilidade na direção de um vasto repertório, desde obras a cappella a partituras corais-sinfónicas. Na Gulbenkian Música deu já provas dessa qualidade, ao dirigir o Coro e Orquestra Gulbenkian na Paixão segundo São Mateus de Bach, na temporada passada, e o Coro a capella em dois concertos, o último dos quais em dezembro passado.
Entre 2018 e 2022, Batič foi Maestra Principal do Coro da Rádio France, depois de ter sido Diretora Artística do Coro Filarmónico Esloveno. De 2004 a 2009, assumiu o cargo de Diretora Artística do Coro da Ópera Nacional Eslovena, em Liubliana.
Além de Maestra Titular do Coro Gulbenkian, Martina Batič é também Maestra Principal do Ensemble Vocal Nacional da Dinamarca, em Copenhaga.
Como maestra convidada, Martina Batič conduz regularmente prestigiados agrupamentos corais, incluindo o RIAS Kammerchor, o Coro da Rádio de Berlim, o Coro da Rádio da Baviera, o Coro da Rádio MDR, o SWR Vokalensemble, o Chorwerk Ruhr, o Coro de Câmara Eric Ericson, o Coro da Rádio Sueca, o Coro de Solistas da Noruega, o Coro da Rádio dos Países Baixos ou o Coro da Rádio da Flandres. É também presença regular em eventos como o Festival do Mar Báltico (Estocolmo), o Ultima Oslo, o Choregies d’Orange, o Festival Présences, em Paris, ou nos festivais de Montpellier e Saint-Denis. Em 2018, dirigiu o Coro da Rádio Sueca e o Coro de Câmara Eric Ericson num concerto de gala para assinalar o 100.º aniversário do notável professor e maestro sueco Eric Ericson.
A sua agenda desta e da próxima temporada inclui também colaborações com o Coro de Câmara dos Países Baixos, o Coro da Rádio dos Países Baixos, o Coro da Rádio da Flandres, o SWR Vokalensemble, o Coro da Casa da Música, o Coro da Rádio de Berlim, a Züricher Singakademie, o Coro de Câmara de Helsínquia e o Bachchor Salzburg, entre outros agrupamentos.
Martina Batič estudou na Academia de Música da Universidade de Liubliana e na Universidade de Música e Teatro de Munique. Obteve o grau de mestre em direção coral, com distinção, em 2004. Em 2006 foi vencedora do Concurso Eric Ericson e em 2019 recebeu o prémio nacional esloveno Prešeren Fund Awards, pelas suas realizações artísticas no domínio da direção coral.