10 Setembro 2020

Lisboa na Rua

Nos últimos anos, o fim do verão em Lisboa tem sido marcado pela parceria entre a EGEAC/Câmara Municipal de Lisboa e a Fundação Gulbenkian, com a colaboração regular da Orquestra Gulbenkian para a apresentação de peças fundamentais e populares do repertório clássico em vários locais da cidade. Este ano, a orquestra atuará dentro de portas, no Grande Auditório, em três concertos de entrada gratuita.

Orquestra Gulbenkian © Vera Marmelo

Este mini-ciclo intitulado “Orquestra Gulbenkian e os seus Solistas” inicia no dia 11 de setembro, às 19:00, com um concerto em que o violinista Bin Chao assume a dupla função de solista e maestro, num programa com conhecidas peças de Albinoni, Bach e o surpreendente Concerto para Violino que Mendelssohn compôs aos 13 anos de idade.

Nos dias 17 e 18, o maestro Mihhail Gerts dirigirá dois programas com uma forte componente concertante – para contrabaixo, oboé e trompete – contando com a grande qualidade interpretativa de três solistas da Orquestra Gulbenkian. No programa constam obras de Bottesini, Martinů e Schumann (dia 17), e Mozart, Haydn e Brahms (dia 18).

Todos os concertos serão comentados pela contrabaixista da Orquestra Gulbenkian Maja Plüddemann e transmitidos em direto nas plataformas digitais da Fundação Gulbenkian.