FCG Secção: Música

Festival Cantabile

O concerto inaugural do único festival em Portugal inteiramente consagrado à música de câmara realiza-se esta quinta-feira às 21:00 no Grande Auditório, com entrada gratuita.

Dirigidos pelo maestro José Eduardo Gomes, Coro e a Orquestra Gulbenkian interpretam um programa festivo e generoso onde se encontram o Concerto para oboé e violino BWV 1060 de J. S. Bach, o Concerto para viola, coro e orquestra (“Styx”) do compositor georgiano Giya Kancheli e ainda o Concerto para violino, violoncelo e orquestra em Lá menor op. 102 de Brahms.

São solistas Hansjörg Schellenberger (oboé), Maria Elisabeth Lott (violino), Sebastian Klinger (violoncelo) e Diemut Poppen (viola), também diretora artística deste festival criado em 2010 no âmbito de uma parceria entre o Goethe Institut e a Fundação Calouste Gulbenkian.

O encerramento desta 8ª edição está agendado para o Museu do Dinheiro (situado no edifício do Banco de Portugal), no dia 16 às 21:00, com um programa que inclui a Serenata n.º 10 em Si bemol maior KV. 361 (“Gran Partita”) de Mozart e o Sexteto para cordas op. 4 (“Noite Transfigurada”), de Schoenberg, interpretados por Solistas da Orquestra Gulbenkian e do Festival Cantabile.