Thomas Hampson
Barítono
O barítono norte-americano Thomas Hampson nasceu em Elkhart, Indiana. Diplomou-se pela Eastern Washington University e estudou com Marietta Coyle, Martial Singher, Horst Günter e Elisabeth Schwarzkopf. É um dos mais celebrados solistas do nosso tempo, tendo sido várias vezes reconhecido o seu superior desempenho artístico e liderança cultural. Afirmou-se no domínio da ópera, da opereta e da oratória e estabeleceu novos padrões como intérprete de Lieder, apresentando-se como cantor convidado nos mais importantes palcos internacionais. Há vários anos que se apresenta com regularidade nas temporadas de música da Fundação Gulbenkian; a ocasião mais recente em dezembro de 2016, com o barítono Luca Pisaroni e o pianista Christian Koch, tendo então apresentado o programa No Tenors Allowed.
Thomas Hampson gravou mais de 150 discos, muitos dos quais foram distinguidos com os prémios Grammy, Edison e Grand Prix du Disque. Em 2009 recebeu o Distinguished Artistic Leadership Award, atribuído pelo Atlantic Council (Washington, D.C) e foi nomeado Artista em Residência da Filarmónica de Nova Ioque. Em 2010 foi-lhe atribuído o Living Legend Award da Biblioteca do Congresso, instituição da qual é Consultor para o Estudo e Interpretação da Música na América.
Thomas Hampson é professor honorário da Universidade de Heidelberg. Recebeu doutoramentos honorários da Escola de Música de Manhattan, do Conservatório de Nova Inglaterra, do Whitworth College e do Conservatório de San Francisco. É também membro honorário da Royal Academy of Music, em Londres. Em França foi condecorado Commandeur dans l’Ordre des Arts et des Lettres e, na Áustria, recebeu a Medalha de Honra das Artes e das Ciências e o título Kammersänger da Ópera Estadual de Viena.
Para além da ópera, dos recitais, dos concertos e das gravações, Thomas Hampson é um promotor e divulgador dedicado da arte da canção de câmara, mantendo um interesse ativo pela pesquisa, a educação e a divulgação musical. Membro da Academia Americana das Artes e das Ciências, ganhou reconhecimento internacional pela criatividade dos seus programas. A Hampsong Foundation, que criou em 2003, disponibiliza um espaço para o diálogo intercultural através da arte da canção de câmara.
Janeiro 2018