FCG Secção: Música
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.
  • Filme
  • M6

Carmen, de Bizet

Quando

Sáb, 14 julho 2018
15:00 até 18:00

Onde

Edifício Sede – Grande Auditório
Av. de Berna, 45A , Lisboa
217 823 700
Google Maps »

Bilhetes

Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço ou da atividade e mediante levantamento de bilhetes nas bilheteiras da Fundação no próprio dia, no horário de funcionamento (máximo de 2 por pessoa)

A Gulbenkian Música associa-se ao Festival de Aix-en-Provence para transmitir no Grande Auditório, em grande ecrã, quatro produções inéditas: Carmen de Bizet, The Rake’s Progress de Stravinsky, Così Fan Tutte de Mozart e Alcina de Händel. Com entrada gratuita, esta iniciativa pretende levar algumas das melhores produções do prestigiado Festival além fronteiras, abrindo assim a música – e a ópera em particular – a um novo público.

 

Sinopse
Livre ela nasceu, livre morrerá. De vez em quando operária tabaqueira, de vez em quando contrabandista, também um pouco feiticeira e frequentemente apaixonada. Capaz de fazer desertar Don José ou de cativar o toureiro Escamillo, ela é a aliada do amor, essa ave rebelde e filha da boémia com que tanto se lhe assemelha. Nome próprio: Carmen. Sobre estas duas sílabas, Prosper Mérimée construiu uma novela da qual Georges Bizet tirou uma personagem que a sua ópera transformou em mito. O da mulher livre ouvindo o seu desejo sem se preocupar com as conveniências, e condenada a morrer esfaqueada por um desertor devorado pela paixão. Quem diz mito diz uma infinidade de leituras possíveis. Mesmo tendo-se tornado na ópera mais popular do mundo, Carmen continua suscetível às abordagens mais recentes, como qualquer obra-prima universal. A conceção do visionário encenador Dmitri Tcherniakov promete emoções fortes: como Mérimée, o seu espetáculo dá a ver Carmen através dos olhos de José. E na vertigem de uma direção de atores milimétrica, sob a batuta elegante de Pablo Heras-Casado, reconhece a eterna dança a dois do amor fatal.

Ópera em francês, com legendas em inglês

Direção musical Pablo Heras-Casado
Encenação e cenografia Dmitri Tcherniakov
Desenho de luz Gleb Filshtinsky
Guarda-roupa Elena Zaitseva
Carmen Stéphanie d’Oustrac
Don José Michael Fabiano
Micaëla Elsa Dreisig
Escamillo Michael Todd Simpson
Frasquita Gabrielle Philiponet
Mercédès Virginie Verrez
Le dancaïre Guillaume Andrieux
Le remendado Mathias Vidal  
Zuniga Christian Helmer       
Moralès Pierre Doyen
Coro Ensemble vocal Aedes
Coro infantil Maîtrise des Bouches-du-Rhône
Orquestra Orchestre de Paris

Nova produção do Festival d’Aix-en-Provence 2017

Em coprodução com os Théâtres de La Ville du Luxemburg

 

Em agenda