Waltraud Meier

Meio-soprano

Waltraud Meier nasceu em Würzburg, na Alemanha. A sua carreira lírica profissional iniciou-se em 1976, quando se estreou na Ópera de Würzburg, no papel de Lola, em Cavalleria Rusticana de Mascagni. Nos anos seguintes, o seu repertório foi sendo sucessivamente alargado em função das suas atuações em Mannheim (1978-1980), Dortmund (1980-1983), Hanôver (1983-1984) e Estugarda (1985-1988). Estreou-se internacionalmente em 1980 no Teatro Colón de Buenos Aires, no papel de Fricka, em A Valquíria.

O grande sucesso obtido com a interpretação de Kundry (Parsifal), no Festival de Bayreuth de 1983, forneceu um novo impulso à sua carreira, sucedendo-se atuações na Royal Opera House – Covent Garden, em Londres, na Metropolitan Opera de Nova Iorque, no Scala de Milão, na Ópera Nacional de Paris, na Ópera Estadual de Viena e na Ópera Estadual da Baviera, em Munique.

No início dos anos noventa, Waltraud Meier impressionou profundamente o público de Bayreuth com a sua interpretação de Isolda (Tristão e Isolda), sob a direção de Daniel Barenboim, passando a incluir no seu repertório papéis para soprano dramático. Ainda em Bayreuth, no festival “Millennium Ring” (2000), interpretou Sieglinde (A Valquíria), sob a direção de Giuseppe Sinopoli. Reconhecida como uma das mais significativas intérpretes wagnerianas dos nossos dias, aborda também os repertórios italiano e francês, com destaque para o seu desempenho no papel de Santuzza (Cavalleria Rusticana) sob a direção de Ricardo Muti.

Uma relação artística de grande proximidade com o maestro Daniel Barenboim e a Ópera Estadual de Berlim, proporcionou-lhe a concretização de várias digressões ao Japão. Estreou-se no Festival de Ópera de Munique no papel de Didon, em Les Troyens de Berlioz, e na Ópera de Chicago como Leonore, em Fidelio de Beethoven. Em março de 2016 estreou-se no Grande Auditório Gulbenkian, tendo então interpretado os Wesendonck-Lieder de Wagner, sob a direção de Jukka-Pekka Saraste.

Ao longo da sua carreira, Waltraud Meier foi distinguida com muitos prémios, com destaque para o título Kammersängerin, atribuído pela Ópera Estadual da Baviera e pela Ópera Estadual de Viena.

 

Março 2017

Atualização em 22 março 2017

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