Vincent Le Texier
Barítono
Depois de se formar em Belas Artes, Vincent Le Texier estudou canto com Udo Reinemann. Diplomou-se pela École d’Art Lyrique de l’Opéra de Paris e aperfeiçoou a sua arte sob a orientação de figuras lendárias como Christa Ludwig, Elisabeth Schwarzkopf, Hans Hotter e Walter Berry.
Ao longo da sua carreira, Le Texier interpretou mais de cem personagens de ópera em teatros e auditórios de todo o mundo, incluindo óperas barrocas, clássicas e românticas, bem como criações contemporâneas. Entre os mais prestigiados palcos que pisou incluem-se a Ópera de Paris, o Théâtre des Champs-Élysées, o Scala de Milão, o Teatro Real de Madrid, o Festival de Salzburgo e o Festival de d’Aix-en-Provence. O seu vasto repertório inclui os papéis de Golaud, em Pelléas et Mélisande, Luthe e Crespel, em Les Contes d’Hoffmann de Offenbach, e os papéis principais em O Navio Fantasma de Wagner, Wozzeck de Alban Berg, Don Quichotte de Massenet e Saint François d’Assise de Olivier Messiaen. Colaborou também em numerosas estreias de novas obras incluindo, mais recentemente, Pinocchio de Philippe Boesmans e l’Inondation de Francesco Filidei. Apaixonado também pela mélodie francesa e pelo lied alemão, apresenta-se regularmente em recital.
Na temporada 2022-2023, voltou a interpretar Arkel (Pelléas et Mélisande) em Modena e Piacenza, e adicionou ao seu repertório os papéis de Bartholo (As bodas de Figaro), na Ópera de Saint-Étienne, Balthazar (La favorite), na Ópera de Bordéus, e Cardeal Campeggio, em Henrique VIII de Saint-Saëns, no Théâtre de La Monnaie. Na temporada 2023-2024 assinalam-se as atuações na Ópera da Bastilha (Les Contes d’Hoffmann) e no Festival d’Aix en Provence (Pelléas et Mélisande).