Víkingur Ólafsson
Piano
O pianista islandês Víkingur Ólafsson causou um profundo impacto com a notável combinação entre uma musicalidade de alto nível e programas visionários. As suas gravações para a Deutsche Grammophon – “Philip Glass Piano Works” (2017), “Johann Sebastian Bach” (2018), “Debussy Rameau” (2020) e “Mozart & Contemporaries” (2021) – cativaram a imaginação do público e da crítica. O seu álbum mais recente, “From Afar”, foi lançado em outubro de 2022. Neste domínio, recebeu relevantes prémios, incluindo o Rolf Schock Prize para a música (2022), “Artista do Ano” da revista Gramophone, ”Melhor Gravação a Solo” da Opus Klassik (duas vezes) e “Álbum do Ano” da BBC Music Magazine.
Na qualidade de artista residente, Víkingur Ólafsson apresenta-se com grandes orquestras e em salas de concertos e festivais em todo o mundo. Trabalha também regularmente com prestigiados compositores. Para além do recital na Gulbenkian Música, na temporada 22/23 colabora com a Philharmonia Orchestra, a Orquestra do Real Concertgebouw de Amesterdão, a Filarmónica Checa, a Orquestra de Cleveland, as Filarmónicas de Nova Iorque, Berlim, Londres e Bergen e as Sinfónicas de Toronto e Montreal.
Cativante comunicador, dentro e fora do palco, Ólafsson estende a demonstração do seu talento às transmissões de rádio e televisão, apresentando os seus próprios programas. Durante três meses, foi artista residente no famoso programa Front Row da BBC Radio 4, protagonizando, durante o confinamento e para um auditório vazio, transmissões a partir do edifício Harpa, em Reiquiavique, tendo alcançado milhões de ouvintes em todo o mundo.