Sebastian Heindl
Órgão
Nos últimos anos, Sebastian Heindl atraiu a atenção do público e da crítica ao ganhar vários prémios em concursos internacionais. Em 2019 venceu a Longwood Gardens Organ Competition (EUA), considerada um das mais prestigiadas competições de órgão a nível mundial.
Sebastian Heindl recebeu a sua formação musical inicial como coralista do famoso Thomanerchor de Leipzig, na igreja de São Tomás onde Johann Sebastian Bach foi diretor musical. Posteriormente, continuou os seus estudos de música sacra no Conservatório de Leipzig com o professor Martin Schmeding.
Graças ao virtuosismo das suas interpretações, à sua ousadia e ao seu carisma, é um artista muito apreciado nos principais palcos de concertos como a Filarmónica de Berlim. As digressões levaram-no a vários países, incluindo França, Suíça, Áustria, Hungria, Reino Unido, Irlanda, Rússia, EUA e Canadá. Além disso, toca frequentemente em muitos instrumentos históricos na Alemanha.
O seu álbum de estreia, gravado aos 17 anos, foi elogiado com entusiasmo pela imprensa. Durante a pandemia de COVID-19, participou em várias produções de filmes-concerto do Festival Bach de Leipzig e num concerto com o Berlin Philharmonic Brass Ensemble para o Digital Concert Hall. Graças à sua atividade frequente nas redes sociais e na internet, especialmente no YouTube, tem levado a música para órgão a milhares de pessoas.
Sebastian Heindl é também compositor e improvisador. A sua linguagem musical, marcadamente pessoal, consiste em elementos da música jazz moderna e estruturas formais clássicas. Em 2022 foi nomeado diretor de música sacra na Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche, em Berlim.