Schumann Quartett
Erik Schumann Violino
Ken Schumann Violino
Liisa Randalu Viola
Mark Schumann Violoncelo
O Schumann Quartett atingiu um nível de maturação que lhe permite surpreender o público em cada nova atuação. Nas palavras dos seus membros: “Uma obra apenas se expressa na sua plenitude numa interpretação ao vivo. Esta é a verdadeira autenticidade, porque até os músicos não sabem o que irá acontecer. (…) Somos honestos connosco e criamos uma forte empatia com o público, comunicando através da música.” Esta perspetiva da atuação ao vivo é ainda potenciada por Sabine Meyer, Menahem Pressler, Andreas Ottensamer ou Anna Lucia Richter, os atuais parceiros do quarteto.
Na presente temporada o Schumann Quartett concluiu uma residência de três anos na Chamber Music Society do Lincoln Center de Nova Iorque. Outros destaques incluem duas digressões nos EUA e apresentações em festivais na Alemanha, na Suíça, em França e na Holanda. Para a além da Fundação Gulbenkian, outras atuações agendadas incluem Londres, Munique, Madrid, Hamburgo, Berlim e Dusseldorf.
Os três irmãos, Mark, Erik e Ken Schumann, tocam em conjunto desde a infância. Em 2012 juntaram-se à violetista estónia Liisa Randalu. Os que assistem aos recitais do Schumann Quartett destacam com frequência a forte ligação que existe entre os seus membros. Um simples olhar é suficiente para se estabelecer a comunicação. Embora as diferentes personalidades dos músicos se manifestem, emerge entre eles um espaço comum na interpretação de cada obra como num processo de metamorfose.