Rui Baeta

Nasceu em Faro em 1975 e estudou no Conservatório Nacional de Lisboa com Filomena Amaro, na Escola Superior de Música de Lisboa com Luís Madureira, na Mozarteum Internationale Sommerakademie (Áustria), com Richard Miller e na Académie Francis Poulenc (França) com François Le Roux.

Foi semi-finalista do Festival e Concurso Internacional de Canto do Canal Mezzo (2008) e 1º Prémio no Concurso RDP Jovens Músicos (1999) ‘ classe de Música de Câmara / Nível Superior ‘ com o pianista Paulo Pacheco. Tem realizado recitais de lied e mélodie com os pianistas Jeff Cohen, João Vasco de Almeida e João Paulo Santos.

Apresentou-se em concertos e recitais nos Estados Unidos da América e em França, Suíça, Espanha, Malta e Cabo-Verde e desenvolve a sua actividade artística em Portugal em salas como o Grande Auditório Gulbenkian, o Centro Cultural de Belém, o Europarque, o Teatro Rivoli, o Teatro da Trindade, o Teatro Municipal de São Luíz, o Teatro Nacional São João, o Teatro Nacional D. Maria II e o Teatro Nacional de São Carlos.

Colabora com a orquestra Capela Real, o Ensemble Bach, os Solistas de Lisboa, a Orquestra de Cascais e Oeiras, a Orquestra Nacional do Porto, a Sinfónica Portuguesa, a Metropolitana de Lisboa, a Orquestra do Algarve e a Orquestra Gulbenkian, destacando-se as seguintes interpretações: Carmina Burana de Carl Orff; La Risurrezione di Cristo de Perosi; Triumphslied e Ein Deutsches Requiem de Brahms; Requiem de Fauré; Missa em Sol menor de Vaughan Williams; Oratória de Natal e Magnificat de J. S. Bach; Szenen aus Goethes Faust de Schumann; Te Deum de Charpentier; Requiem de João Domingos Bomtempo; Petite messe solennelle de Rossini; Adónis, em Vénus e Adónis de John Blow; Eneias, em Dido e Eneias de Purcell; Pluton, em La descente d’Orfée aux enfers de Charpentier; D. Quijote, em El Retablo de Maese Pedro de Falla; Pai, em A Casinha de Chocolate, versão portuguesa de Hänsel und Gretel de Humperdinck; Sábio Máximo, em A Floresta de Eurico Carrapatoso; Mr. Plunket, em The English Cat de Hans-Werner Henze; Rei Ponto, em As Variedades de Proteu de António Teixeira; Hortensius, em La fille du régiment de Donizetti; Mr. Sharpless, em Madama Butterfly de Puccini; e Schémil, em Les contes d’Hoffmann de Offenbach.

Apaixonado pela pedagogia da técnica vocal e pela representação, leccionou no Conservatório Regional de Beja (1999/2000), no Conservatório Regional de Setúbal (2001) e na Universidade de Évora (2005/06) e foi professor residente no Teatro Nacional D. Maria II (2004/06). É frequentemente convidado para director vocal de espectáculos teatrais, musico-teatrais e televisivos. Como actor, aceita ocasionalmente convites para representar, como em Hamlet de William Shakespeare, com encenação de Ricardo Pais.

Atualização em 27 setembro 2017

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.