Renaud Capuçon
Violino
O violinista francês Renaud Capuçon formou-se inicialmente no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris. Posteriormente foi aluno de Thomas Brandis e Isaac Stern, tendo recebido o Prémio da Academia das Artes de Berlim. Em 1997 foi convidado por Claudio Abbado para exercer as funções de concertino principal da Gustav Mahler Jugendorchester. Em 2000, foi nomeado “Novo Talento do Ano” e em 2005 “Solista Instrumental do Ano” nos Victoires de la Musique. Em 2006 recebeu o Prémio Georges Enesco (Sacem). Tendo-se afirmando como solista de topo a nível internacional, apresenta-se com prestigiadas orquestras como a Filarmónica de Berlim, a Sinfónica de Boston, a Orquestra de Câmara da Europa, a Filarmónica do Teatro alla Sacala, a Sinfónica de Londres, a Filarmónica de Nova Iorque, a Filarmónica de Viena, a Orquestra de Paris, a Orquestra Nacional de França ou a Filarmónica da Radio France, sob a direção de maestros de renome como D. Barenboim, S. Bychkov, S. Dénève, C. von Dohnányi, G. Dudamel, C. Eschenbach, V. Gergiev, B. Haitink, D. Harding, Long Yu, P. Järvi, A. Nelsons, R. Ticciati ou J. van Zweden.
No domínio da música de câmara, colaborou com outros grandes músicos como M. Argerich, N. Angelich, D. Barenboim, Y. Bashmet, Y. Bronfman, K. Buniatishvili, H. Grimaud, M. J. Pires, D. Trifonov, Yo-Yo Ma e Yuja Wang, para além do seu irmão, o violoncelista Gautier Capuçon, tendo-se apresentado, entre outros palcos, nos festivais de Berlim, Lucerna, Verbier, Aix-en-Provence, La Roque d’Anthéron, San Sebastián, Stresa, Salzburgo, Edimburgo e Tanglewood. Representou a França em importantes eventos internacionais: em 2018/19 atuou com Yo-Yo Ma sob o Arco do Triunfo, em Paris, para as comemorações oficiais do Dia do Armistício.
Renaud Capuçon grava em exclusivo para a Erato/Warner. É o Diretor Artístico de dois festivais, o Sommets Musicaux de Gstaad, desde 2016, e o Festival de Páscoa de Aix-en-Provence, que fundou em 2013. Em 2017 fundou um novo agrupamento, os Lausanne Soloists, formado por antigos e atuais alunos da Escola Superior de Música de Lausanne, onde Capuçon é professor de violino desde 2014. Em 2011 foi nomeado Chevalier de l’ordre national du Mérite e em 2016 Chevalier de la Légion d’honneur pelo Governo Francês. Renaud Capuçon Toca o violino Guarnieri del Gesu “Panette”, de 1737, que pertenceu a Isaac Stern.