Philippe Berthomé

Luzes

Philippe Berthomé formou-se na Escola Superior de Arte Dramática do Teatro Nacional de Estrasburgo. Em 1994 começou a trabalhar com o encenador Stanislas Nordey, tendo colaborado nas seguintes produções: Pierrot Lunaire (Schönberg) e O Rouxinol (Stravinsky), no Théâtre du Châtelet; Saint-Fançois d’Assise (Messiaen) e Melancholia (G. F. Haas), na Ópera Nacional de Paris; Pelléas et Mélisande (Debussy), no Festival de Salzburgo e em Covent Garden, em Londres. Para Éric Lacascade, realizou o desenho de luzes para Platonov (Tchekhov) e para Os Bárbaros (Gorki), no Festival d’Avignon, de Hedda Gabler (Ibsen) no Théâtre National de l’Odéon, de Tio Vânia (Tchekhov), no Théâtre de la Ville, e de La Vestale (Spontini), no Théâtre des Champs-Élysées. Colaborou também com Jean-Fançois Sivadier em vários espetáculos de teatro e de ópera, incluindo As bodas de Figaro (Beaumarchais), Rei Lear (Shakespeare), Madama Butterfly (Puccini), Wozzeck (Berg), Carmen (Bizet) e L’incoronazione di Poppea (Monteverdi). Mais recentemente, trabalhou com Mariame Clément em produções de Der Rosenkavalier (R. Strauss), na Ópera do Reno, Hänsel und Gretel (Humperdinck), na Ópera Nacional de Paris, e Les Pigeons d’argile (Philippe Hurel), no Capitólio de Toulouse. Realizou também a iluminação das digressões de canto de Jane Brikin, das festas marítimas de Douarnenez, na Bretanha, e da Cathédrale Saint-Maurice d’Angers, no âmbito do festival Accroche-Coeurs.

 

Setembro 2017

Atualização em 27 setembro 2017

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