Peter Mattei
Barítono
O barítono sueco Peter Mattei estudou na Real Academia de Música e na Escola de Ópera da Universidade de Estocolmo. Estreou-se nos palcos de ópera em 1990, no Teatro do Palácio de Drottningholm (Estocolmo), onde interpretou Nardo, em La finta giardiniera de Mozart. No ano seguinte, estreou-se na Ópera Real Sueca, no papel de Pentheus, em The Bacchae de Daniel Börtz, com encenação de Ingmar Bergman. Alcançou o sucesso internacional quando interpretou Don Giovanni no Festival d’Aix-en-Provence em 1998. Desde então, trabalhou com encenadores como Peter Brook e Michael Haneke e com muitos dos principais maestros da atualidade, na Europa e nos E.U.A. Em 2000 foi nomeado “Vocalista do Ano” pela Musical America. Apresentou-se em prestigiados palcos como a Ópera Nacional de Paris, a Royal Opera House – Covent Garden (Londres), o Scala de Milão, a Ópera Estadual de Viena, a Ópera Estadual da Baviera, a Ópera de Zurique, a Ópera de San Francisco, a Lyric Opera de Chicago, a Ópera Real Sueca e a Ópera Norueguesa, bem como em festivais como os de Salzburgo, Verbier, Aix-en-Provence, Lucerna e Tanglewood.
Ao longo da presente temporada, Peter Mattei interpreta Rodrigo, em Don Carlo, e o papel principal numa nova produção de Don Giovanni, na Metropolitan Opera de Nova Iorque. Com o pianista David Fray, os seus compromissos incluem recitais em várias salas europeias, dedicados ao ciclo Viagem de Inverno de Schubert.
Na temporada 2021/22, interpretou o Conde de Almaviva (As bodas de Figaro), sob a direção de Gustavo Dudamel, na Ópera Nacional de Paris, seguindo-se representações na Semperoper Dresden. Encarnou o papel principal em Wozzeck, de Alban Berg, no Palau de les Arts de Valência, retomando o personagem com que se estreou na Metropolitan Opera em 2019/20. No Festival de Verbier de 2022, interpretou de novo Don Giovanni numa produção transmitida em direto.
Peter Mattei tem atuado com regularidade na Metropolitan Opera, nos papéis de Amfortas (Parsifal), Wolfram (Tannhäuser), Figaro (O barbeiro de Sevilha), Conde Almaviva (As bodas de Figaro), Marcello (La bohème), Yeletsky (A Dama de Espadas), Shishkov (Da Casa dos Mortos) e Evgeni Onegin.