Pedro Pacheco
Violino
Pedro Pacheco dos Santos nasceu em Lisboa em 1966 e começou a estudar violino aos cinco anos de idade com o seu pai. Frequentou a Academia de Música de Santa Cecília nas classes de violino de Vasco Barbosa e Alberto Nunes, professores com quem continuaria a sua formação até ingressar no Conservatório Nacional de Lisboa.
Foi membro fundador de duas orquestras de câmara e ainda membro da Orquestra Sinfónica Juvenil, com a qual realizou numerosos concertos como solista. Frequentou durante esse período os cursos de aperfeiçoamento artístico de Tibor Varga, Alberto Lisy e Gerardo Ribeiro.
Concluiu o Curso Superior de Violino no Conservatório Nacional em 1984, iniciando nesse ano o Curso de Relações Internacionais do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de Lisboa. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, estudou em Paris com Veda Reynolds durante quatro anos, tendo sido também apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura. Durante esse período, deu vários recitais na Bélgica, em Inglaterra e em França.
É membro da Orquestra Gulbenkian desde 1990 e atuou como solista em várias ocasiões. Colabora com agrupamentos de música de câmara e apresentou-se como solista nos festivais de música do Algarve, de Sintra e de Leiria e deu vários recitais nos Açores. É professor de violino na Academia de Música de Santa Cecília.