Nuno Simões
Percussionista
Nuno Simões estudou no Conservatório Calouste Gulbenkian, em Aveiro, na Escola Profissional de Música de Espinho e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, onde concluiu a licenciatura em 2009. Foi laureado em diversos concursos, com destaque para: 1.º Prémio na 24.ª edição do Prémio Jovens Músicos (categoria percussão – nível superior); 2.º Prémio na 26.ª edição do Prémio Jovens Músicos (categoria música de câmara – nível superior); 2.º Prémio no III Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça (categoria sénior).
Enquanto solista, destacam-se as apresentações com a Orquestra Gulbenkian, a Banda Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Clássica de Espinho e a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. No domínio da música de câmara, tocou a Sonata para dois Pianos e Percussão, de Béla Bartók, com os pianistas Pierre-Laurent Aimard e Tamara Stefanovich e o percussionista Daniel Ciampolini. Ainda neste domínio, participou na gravação dos álbuns Pocket Paradise e MARES, em colaboração com o Drumming Grupo de Percussão, e na gravação da obra Spiralling no CD Alepo e Outros Silêncios. É fundador do Pulsat Percussion Group e do duo.pt, dois projetos de música contemporânea no âmbito dos quais foram escritas e estreadas diversas obras de compositores portugueses.
Nuno Simões é professor de percussão na Escola Profissional de Música de Espinho. Desde 2011, é solista do naipe de percussão da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.