Nelson Goerner
Piano
Nelson Goerner é um dos pianistas mais destacados da sua geração. São efusivamente aplaudidas as suas interpretações de apurada sensibilidade artística e poética. Para além da Fundação Gulbenkian, a presente temporada inclui recitais no Théâtre des Champs-Élysées, no Teatro Colón de Buenos Aires, no Victoria Hall de Genebra, no Auditório Hamarikyu Asahi de Tóquio, na Sociedad Filarmónica de Bilbao e no deSingel de Antuérpia. Os seus compromissos incluem também apresentações com as Orquestras Sinfónicas de Hamburgo, Malmö e Antuérpia, a Nova Filarmónica do Japão e a Hallé Orchestra.
Nelson Goerner colabora com muitas das principais orquestras mundiais, sob a direção de maestros de renome como Vladimir Ashkenazy, Philippe Herreweghe, Neeme Järvi, Sir Mark Elder, Paavo Järvi, Jonathan Nott, Fabio Luisi ou Esa-Pekka Salonen. Atua regularmente em prestigiosos festivais como o Enesco, o Piano aux Jacobins, o BBC Proms e os de La Roque d’Anthéron, Salzburgo, Tsinandali (Geórgia), Edimburgo, Verbier, Schleswig-Holstein e Singapura. No domínio da música de câmara, colabora regularmente com Martha Argerich, Steven Isserlis e Gary Hoffman. Em 2022/23 apresenta-se com Renaud Capuçon, Sol Gabetta e Tedi Papavrami.
Nelson Goerner tem uma forte relação com o Mozarteum Argentino, em Buenos Aires. Mantém também um estreito vínculo com o Instituto Chopin de Varsóvia, do qual é assessor artístico e pelo qual lançou vários dos seus álbuns, os quais mereceram vários prémios Diapason d’Or. Recebeu este mesmo prémio pela gravação, em 2019, de obras de Godowsy e Paderewski, incluindo as monumentais Variações e Fuga, op. 23, deste último compositor. Para a Alpha Classics, a sua discografia inclui obras de Albéniz, Chopin, Beethoven, Brahms, Debussy, Schumann, Fauré e Franck, tendo sido distinguida com os prémios Gramophone, Diapason d’Or, BBC Music Magazine e Choc de Classica. Foi galardoado com o prémio Gloria Artis, a distinção cultural mais importante da Polónia, e recebeu o Prémio Konex de Platina da Fundação Konex.
Nelson Goerner nasceu em San Pedro, na Argentina, em 1969. Depois de estudar com Jorge Garrubba, Juan Carlos Arabian e Carmen Scalcione, em 1996 venceu o Concurso Franz Liszt, em Buenos Aires. Mudou-se então para Europa para estudar com Maria Tipo no Conservatório de Genebra. Em 1990 recebeu um 1.º Prémio no Concurso Internacional de Música de Genebra.