Nelson Alves

Oboé

Nelson Alves é licenciado e Mestre em Performance Musical pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto na classe do Professor Ricardo Lopes. Iniciou os seus estudos musicais na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave. Frequentou vários cursos de aperfeiçoamento em Portugal, Espanha, Holanda e Alemanha, tendo tido a oportunidade de trabalhar com alguns dos mais conceituados oboístas da atualidade.

A sua experiência no domínio da docência é vasta, tendo lecionado nos mais diversos níveis de ensino, desde a iniciação ao ensino superior. Atualmente é docente na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e na Academia Nacional Superior de Orquestra.

Como solista, destacam-se as presentações com a Filarmonia das Beiras, a Orquestra Artave, a Sinfonieta da ESMAE, o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, a Sinfonietta Köln e a Orquestra do Conservatório Superior de Música de Genebra.

É 1.º Solista Auxiliar na Orquestra Gulbenkian desde 2006. Anteriormente, integrou a Filarmonia das Beiras e colaborou intensamente com a Orquestra Nacional do Porto, entre outros agrupamentos e orquestras nacionais. É frequentemente convidado para orientar masterclasses de oboé por todo o país.

 

Janeiro 2019