Maja Plüddemann

Contrabaixo

Maja Plüddemann nasceu em Stellenbosch, na África do Sul, tendo começado  a estudar música aos cinco anos de idade. Estudou inicialmente piano e violino, mas a partir dos quinze anos dedicou-se ao contrabaixo. Depois de concluir o Bacharelato em Música na Universidade de Stellenbosch, prosseguiu o seu aperfeiçoamento em Portugal, sob a orientação de Iouri Axenov, antigo 1º Solista da Orquestra Gulbenkian.

Em 2006 integrou a Orquestra do Algarve, com a qual se apresentou também como solista e  em agrupamentos de música de câmara.  Em 2009 ingressou na Orquestra Gulbenkian.

 No âmbito de festivais e projetos de música de câmara, atuou no Brasil, na África do Sul, em França e na Áustria. Colaborou com os agrupamentos Virtuosos de São Petersburgo e  Capella della Pietá dei Turchini. Integrou também o Ensemble Vivaldi, sob a orientação do especialista de música antiga Reinhard Goebel, em Salzburgo.  Prossegue atualmente estudos de pós-graduação, com Christine Hoock, na Universidade Mozarteum de Salzburgo.

 

Fevereiro 2012