Luíz Filíp
Violino
O violinista brasileiro Luíz Filíp é natural de São Paulo. Reside na Alemanha desde 2001, país onde se apresenta com regularidade. Atuou também em Roma, Tóquio, Telavive e Paris, tendo-se estreado na capital francesa na série de concertos do Auditorium do Museu do Louvre. Estudou no Brasil com Elisa Fukuda e na Europa com Ulf Wallin, Guy Braunstein, Axel Gerhardt e Zakhar Bron. Foi premiado nos concursos internacionais Tibor Varga, Henry Marteau e Gerhard Taschner.
No domínio da música de câmara, colabora com Wilfried Strehle, Guy Braunstein, Dashin Kashimoto, François Leleux, Gilbert Audin e Amihai Grosz, entre outros músicos. Participou em vários festivais de música de câmara, incluindo o Festival Rolandseck e o Festival d’Aix-en-Provence. É membro da Orquestra Filarmónica de Berlim e integra o Ensemble Berlin.
Como solista, a sua discografia incluiu: um CD com o Concerto BWV 1043, de J. S. Bach, em colaboração com a Academia da Filarmónica de Berlim, sob a direção de Reinhard Goebel; um DVD com os três concertos para violino de Camargo Guarnieri, com direção de Lutero Rodrigues; e um CD com obras de E. Villani-Côrtes, com o pianista Paul Rivinius.
Luíz Filíp toca num violino Lorenzo Storioni de 1774 pertencente ao Governo Alemão e oferecido pela Deutsche Stiftung Musikleben de Hamburgo.
Fevereiro 2018