Lorenzo Soulès
Piano
Lorenzo Soulès nasceu em Lyon. Descendente de uma família de músicos, começou a tocar piano aos três anos de idade e aos nove ingressou na classe de Olivier Gardon no Conservatoire National de Région de Paris, onde obteve o seu Diploma de Estudos Musicais. Escolheu então prosseguir a sua formação na Universidade de Música e Dança de Colónia, onde estudou com Pierre-Laurent Aimard e Tamara Stefanovich. Paralelamente, deslocou-se regularmente a Barcelona para estudar com a grande pianista Alicia de Larrocha, com destaque para a integral da suite Iberia de Isaac Albeniz.
Em 2012, com 20 anos, Lorenzo Soulès venceu o prestigioso Concurso de Genebra, com unanimidade absoluta do júri e do público, tendo recebido todos os prémios: 1.º Prémio, Prémio do Público, Prémio do Público Jovem, Prémio Air France KLM e o prémio Coup de Cœur Breguet. Gravou então o seu primeiro disco (Nascor, 2012), consagrado a Mozart, Beethoven, Brahms e Scriabin. Esta gravação recebeu um ffff da revista Télérama e foi igualmente elogiado pela rádio France Musique e pelas revistas Diapason et Pianiste.
Convidado de numerosos festivais – Festival Messiaen au Pays de la Meije, Aldeburgh Music Festival, Klavierfestival Ruhr, Festival du Périgord Noir, Verso Traiettorie – Lorenzo Soulès colaborou com o maestro Esa-Pekka Salonen e com os quartetos Hermès e Armida, tendo-se apresentado em prestigiadas salas, incluindo Victoria Hall de Genebra, Tonhalle de Zurique, Royal Festival Hall de Londres e National Concert Hall de Taipei.
Janeiro 2019