Leif Ove Andsnes
Piano
A irrepreensível técnica e as cativantes e exploratórias interpretações de Leif Ove Andsnes colocaram o pianista norueguês no topo do circuito internacional de concertos e recitais. É um dos mais empolgantes artistas da sua geração, apresentando-se com regularidade nos mais importantes palcos e com as mais prestigiadas orquestras, tendo constituído, em simultâneo, uma relevante discografia. É o diretor fundador do Festival de Música de Câmara de Rosendal, na Noruega, foi codiretor artístico do Festival de Música de Câmara de Risør durante quase duas décadas, e diretor musical do Ojai Music Festival, na Califórnia. Foram-lhe atribuídos doutoramentos honorários pela Universidade de Bergen e pela Juilliard School of Music de Nova Iorque.
Em 2022/23, interpreta o injustamente negligenciado ciclo Impressões Poéticas de Dvořák, num lançamento da Sony Classical e em recitais na Europa e na América do Norte. Em concerto, interpreta a Fantaisie de Debussy, com a Orquestra de Cleveland, a sua leitura do Concerto para Piano de Grieg, com a Orquestra do Gewandhaus de Leipzig, a NDR Elbphilharmonie e a Filarmónica de Londres, e o 3.º Concerto para Piano de Rachmaninov, com a Filarmónica de Oslo e a Royal Scottish National Orchestra. Acompanha também o barítono Matthias Goerne num ciclo de recitais.
Leif Ove Andsnes dá continuidade à sua parceria com a Mahler Chamber Orchestra no projeto Mozart Momentum 1785/86, o qual explora um dos mais criativos e seminais períodos da carreira do compositor austríaco. Incluem-se os Concertos para Piano n.os 20 a 24, que apresentam em digressão por vários palcos europeus. Este projeto é a segunda parceria artística com a orquestra, no seguimento de Beethoven Journey, um longo foco sobre a música para piano e orquestra do compositor alemão, que se estendeu ao longo de quatro temporadas.
Leif Ove Andsnes grava em exclusivo para a Sony Classical. Foi nomeado onze vezes para os prémios Grammy, para além de outras distinções internacionais, incluindo seis prémios Gramophone. Os lançamentos recentes incluem: Chopin – Ballades & Nocturnes, o CD Sibelius, e ainda colaborações com Marc-André Hamelin, Matthias Goerne, a Orquestra de Câmara Norueguesa e a Filarmónica de Bergen. A sua anterior discografia inclui mais de 30 gravações para a EMI Classics, que abarcam um extenso repertório, desde o Barroco até aos nossos dias.
Leif Ove Andsnes foi agraciado na Noruega com o título de Comendador da Real Ordem Norueguesa de Santo Olavo e com o prestigioso Prémio Peer Gynt, atribuído pelos membros do parlamento norueguês. Foi também distinguido com o Instrumentalist Award, da Royal Philharmonic Society, e com o Gilmore Artist Award, atribuído pelo Irving S. Gilmore Piano Festival (Kalamazoo, Michigan, EUA).
Leif Ove Andsnes nasceu em Karmøy, na Noruega, em 1970. Estudou inicialmente no Conservatório de Música de Bergen, com o prestigiado professor checo Jirí Hlinka, e posteriormente com o professor belga Jacques de Tiège. Atualmente, é consultor artístico da Academia de Piano de Bergen.