Lawrence Foster
Maestro
De ascendência romena, Lawrence Foster nasceu em 1941 em Los Angeles. Distinguido com o Prémio Koussevitzky, em Tanglewood, em 1966, tornou-se maestro assistente de Zubin Mehta na Filarmónica de Los Angeles e Maestro Convidado Principal da Royal Philharmonic Orchestra, em Londres, em 1969. Foi Diretor Musical da Ópera de Marselha e Diretor Artístico e Maestro Principal da Orquestra Sinfónica Nacional da Rádio Polaca. É Maestro Emérito da Orquestra Gulbenkian, tendo sido Maestro Titular entre 2002 e 2013. Além dos concertos regulares no Grande Auditório, dirigiu a Orquestra Gulbenkian em várias digressões nacionais e internacionais e em gravações para a editora Pentatone Classics. Anteriormente desempenhara idênticas funções nas Orquestras Sinfónicas de Barcelona, de Jerusalém e de Houston, na Filarmónica de Monte Carlo e na Orquestra de Câmara de Lausanne. Entre 2009 e 2012, foi Diretor Musical da Orquestra e Ópera Nacional de Montpellier.
Recentemente, dirigiu As bodas de Figaro na Ópera de Frankfurt, Street Scene, de Kurt Weill, na Ópera de Monte Carlo, e Pelléas et Mélisande no Festival Enescu. Ao longo de uma longa carreira, apresentou-se nos principais teatros de ópera do mundo, com destaque para Troilus and Cressida, na Royal Opera House – Covent Garden, a estreia norte-americana de Lulu de Alban Berg, na Ópera de Houston, Oedipe de Enescu, na Deutsche Oper Berlin, e Ottelo de Verdi, na récita de abertura da nova Ópera de Los Angeles, com Plácido Domingo e Sherrill Milnes. Uma gravação de Otello, com o Coro e a Orquestra Gulbenkian, foi lançada em 2017.
Em 2013, Lawrence Foster recebeu o Orfée d’Or da Académie National du Disque Lyrique pela sua gravação de L’Etranger, de Vincent d’Indy, com a Ópera e Orquestra Nacional de Montpellier. Como Diretor Musical do Festival de Aspen e Diretor Artístico do Festival George Enescu (1998-2001), afirmou-se como um destacado divulgador e intérprete da música do compositor romeno. Em 2003 foi condecorado pelo Presidente da Roménia em reconhecimento pelos serviços prestados à música romena.