Laurence Equilbey

Maestrina

A maestrina francesa Laurence Equilbey é Diretora Musical da orquestra Insula e do coro accentus. No domínio do repertório sinfónico, dirigiu a Orquestra Nacional de Lyon, a Hessischer Rundfunk, a Sinfónica de Gotemburgo, a Orquestra da BBC do País de Gales, a Akademie für alte Musik Berlin, a Camerata Salzburg, o Concerto Köln e a Filarmónica de Bruxelas, entre outras orquestras. Em 2012 fundou a orquestra Insula em parceria com o Departement des Hauts de Seine. Este agrupamento dedica-se ao repertório clássico e pré-romântico interpretado em instrumentos de época. Insula é a orquestra residente no auditório La Seine Musicale, em Paris, onde Laurence Equilbey é responsável pela programação de trinta concertos por temporada. A maestrina é também artista associada do Grand Théâtre de Provence, em Aix-en-Provence, Diretora Artística e Diretora de Educação no Departamento para Jovens Cantores do Conservatório de Paris e colaboradora da Philharmonie de Paris. No domínio da ópera, colaborou com o Theater an der Wien, a Opéra Comique e a Ópera de Paris, entre outros teatros. Em junho de 2018, dirigirá uma nova produção de La Nonne sanglante, na Opéra Comique, para assinalar os 200 anos do nascimento de Charles Gounod.

A extensa discografia de Laurence Equilbey para a editora Naïve recebeu grandes elogios da crítica. Em 2015 foi lançado o seu primeiro CD na Deutsche Grammophon, Orfeo ed Euridice de Gluck, com o contratenor Franco Fagioli. Uma gravação da Missa da Coroação, K. 317, de Mozart (accentus e Insula) foi lançada pela Warner em 2017. Mais recentemente, foi lançada a gravação da cantata Comala, de Niels Gade, gravada em Copenhaga com o Coro e a Orquestra Sinfónica Nacional Dinamarqueses.

Além da sua estreia na Gulbenkian Música, a presente temporada inclui interpretações das últimas sinfonias de Mozart e Beethoven, em Aix-en-Provence, Paris, Katowice e Varsóvia. Em fevereiro e março de 2018, Laurence Equilbey trabalhará com a orquestra Insula, Natalie Clein e Alice Sara Ott num programa em torno de Beethoven e do compositor francês do séc. XIX Louise Farrenc, com apresentações no Grand Théâtre de Provence e no Barbican, em Londres. Dirigirá também os 4.º e 5.º Concertos para Piano de Beethoven, com Nicholas Angelich. Para o final da temporada está agendada a música de cena de Mozart para a peça Thamos, Rei do Egito.

 

Janeiro 2018

Atualização em 29 janeiro 2018

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.