Jukka-Pekka Saraste
Maestro
Jukka-Pekka Saraste nasceu em Heinola, na Finlândia. Iniciou a sua carreira artística como violinista, tendo-se formado posteriormente em direção de orquestra com Jorma Panula na Academia Sibelius, em Helsínquia. Maestro de excecional versatilidade, sente no entanto uma especial afinidade com as sonoridades e o estilo da música romântica tardia. Mantém também uma forte ligação com a música do nosso tempo, interpretando com regularidade obras de compositores como Henri Dutilleux, Magnus Lindberg, Esa-Pekka Salonen ou Kaija Saariaho. Dirigiu estreias mundiais de obras sinfónicas de Wolfgang Rihm, Friedrich Cerha e Pascal Dusapin, entre outros. É cofundador da Avanti! Chamber Orchestra, cujos programas incluem uma forte componente de música contemporânea. É também membro fundador do projeto LEAD! The Orchestra Project, que organiza workshops nos quais são transmitidos conhecimentos de liderança e de comunicação a jovens músicos num contexto orquestral.
Desde 2010, Jukka-Pekka Saraste é o Maestro Principal da Orquestra Sinfónica WDR, em Colónia. É também Maestro Laureado da Filarmónica de Oslo, onde foi Diretor Artístico e Maestro Principal (2006-2013). Anteriormente desempenhou funções idênticas na Orquestra de Câmara Escocesa, na Sinfónica da Rádio Finlandesa (com a qual se apresentou na Fundação Calouste Gulbenkian em 1997 e 2000) e na Sinfónica de Toronto. Foi Maestro Convidado Principal da Sinfónica da BBC e consultor artístico da Sinfónica de Lahti. Fundou a Orquestra de Câmara Finlandesa e a Orquestra do Festival de Tammisaari, da qual é Diretor Artístico. Todas as temporadas, a sua agenda inclui a direção de importantes orquestras nos mais prestigiados palcos mundiais. Dirigiu a Orquestra Gulbenkian em 2014 e 2016.
A extensa discografia de Jukka-Pekka Saraste inclui obras de Sibelius, Nielsen, Bartók, Dutilleux, Mussorgsky, Prokofiev, Mahler, Schönberg, Stravinsky e Brahms. Recebeu o Prémio Pro Finlandia, a Medalha Sibelius e o Prémio para a Música do Estado Finlandês, bem como doutoramentos honorários da York University, em Toronto, e da Academia Sibelius.
Novembro 2018