Jonathan Nott

Maestro

O maestro inglês Jonathan Nott é Diretor Musical da Orquestra Sinfónica de Tóquio e da Orchestre de la Suisse Romande. É também Maestro Principal e Consultor Artístico da Junge Deutsche Philharmonie. Estudou música na Universidade de Cambridge, canto e flauta no Royal Northern College of Music, em Manchester, e direção de orquestra em Londres. Em 1989 foi nomeado Kapellmeister da Ópera de Frankfurt e em 1991  assumiu idênticas funções no Hessisches Staatstheater Wiesbaden. Entre 1997 e 2002, foi Diretor Musical da Orquestra Sinfónica de Lucerna. Foi também Maestro Principal do Ensemble Intercontemporain (2000-2003), que dirigiu no Grande Auditório Gulbenkian (25.os Encontros de Música Contemporânea) em maio de 2001.

Ao longo de 16 anos (2000 a 2016), Jonathan Nott foi o Maestro Principal da Sinfónica de Bamberg. Dirigiu 656 concertos e liderou a orquestra em apresentações no Festival de Salzburgo, no Festival de Edimburgo e nos BBC Proms, em Londres, bem como em digressões na Rússia, no Japão, na China, na América do Sul e nos Estados Unidos. Como maestro convidado, dirigiu as Filarmónicas de Viena, Berlim, Nova Iorque e Los Angeles, a Orquestra do Real Concertgebouw de Amesterdão, a Sinfónica de Chicago, a Orquestra do Gewandhaus de Leipzig, a Staatskapelle Dresden ou a Sinfónica da Rádio da Baviera, entre outras grandes orquestras. Em abril de 2015, apresentou-se na Gulbenkian Música à frente da Gustav Mahler Jugendorchester.

Jonathan Nott dirige um repertório diversificado, cuja amplitude se reflete também nas suas gravações. Com a Filarmónica de Berlim, gravou uma integral das obras orquestrais de György Ligeti, um dos seus mentores. Com a Sinfónica de Bamberg, gravou obas de Schubert, Bruckner, Janáček, Mahler, Wagner, Stravinsky, Henze, Rhim, Widmann e Mantovani. Em 2010, a sua gravação da 9.ª Sinfonia de Mahler foi distinguida com o Prémio Midem para a melhor gravação sinfónica.

Jonathan Nott é o presidente da comissão de seleção do Concurso de Direção Gustav Mahler. Em 2011 recebeu a Ordem do Mérito da Baviera e o Anel de Ouro da Cidade de Bamberg.

 

Fevereiro 2019