Jamie Man
Jamie Man 文珮玲 (Londres, 1987) é uma criadora de obras principalmente focadas na música e no mistério poético daquilo que somos.
Body Language (LOD muziektheater, 2014) e PLAY: Episodes in Subspace (Fundação Calouste Gulbenkian, 2016) foram as suas primeiras obras a explorar vividamente a natureza do masoquismo e a violência do olhar voyeurístico. Estas tentativas de “esculpir” uma música capaz de atravessar planos materiais e imateriais lançaram as fundações para muitos dos trabalhos que se seguiriam, incluindo Shi (2017), Geburt (Berlim, 2019) e uma série contínua de obras intitulada Outrenoir. Inspirada nas telas escuras e sombrias do artista francês Pierre Soulages, cada obra é uma instalação-performance que explora as diferentes formas de perscrutar a escuridão. Outrenoir I: A reflection foi criada para o Ensemble Xenon (Berlim, 2018), Outrenoir II: Appetitus, para o London Symphony Orchestra Soundhub (2019) e Outrenoir III: The Little Death, para as San Francisco Symphony Soundbox Series (2022). Connaissez-vous le cri du Chocard?, para orquestra, luz e escuridão, foi encomendada pela Orquestra de Câmara de Paris e pelo Théâtre du Châtelet (Paris) em 2020, com o apoio do fundo franco-britânico Diaphonique.
Jamie Man foi compositora incorporada do Mahogany Opera Group (2013-15), Artista em Residência enoa no LOD muziektheater (2018), “Soundhub Composer” com a London Symphony Orchestra (2018-19) e é membro do projeto Sonotomia da UE.