Helena Rasker
Contralto
Helena Rasker formou-se no Real Conservatório de Música de Haia, na Holanda, e no Tanglewood Music Center, nos Estados Unidos da América. Trabalha atualmente com Margreet Honig, em Amesterdão. O seu repertório estende-se da música barroca à contemporânea, incluindo a música da câmara, a música coral-sinfónica e a ópera.
Apresentou-se em concerto no Festival de Salzburgo, no Festival da Holanda, no Festival d’Automne à Paris e no Festival de La Chaise-Dieu, entre outros prestigiados palcos, em colaboração com maestros como M. Minkowski, M. Corboz, F. Biondi, C. Zacharias, M. Boder, O. Knussen, Y. Nézet-Séguin, M. Albrecht, P. Rophé, H. Haenchen, P. Carignani e J. Stockhammer.
No domínio da ópera, destaque para as suas interpretações em Into the little Hill de G. Benjamin, Lulu de A. Berg, Moses und Aron de Schönberg, Rêves d’un Marco Polo de C. Vivier, A flauta mágica de Mozart, Elektra de R. Strauss, Cavalleria Rusticana de Mascagni, Guillaume Tell de Rossini e A Valquíria de Wagner. Participou nas estreias de Thyeste de V. Vlijmen, After Life de Michel van der Aa, Waiting for Miss Monroe de R. de Raaff, Ballingschap e Troparion de R. Zuidam. Na temporada 2015/16 estreou-se na Royal Opera House no papel de Erna, em Morgen und Abend, de G. F. Haas.
Interpretou as grandes oratórias e obras sacras de J. S. Bach, Händel, Mozart, J. Haydn, Mendelssohn, Duruflé e Honneger, as sinfonias de Mahler e o repertório de câmara de Wagner Brahms, Ravel e Schönberg. O seu repertório de recital contemporâneo inclui obras de Sciarrino, Gubaidulina, Nono e R. Zuidam.
Março 2017