Golda Schultz

Soprano

Nos últimos anos, a crescente afirmação de Golda Schultz foi consolidada por uma sequência de grandes estreias em importantes palcos. No presente concerto, apresenta-se pela primeira vez em Portugal. Entre outras interpretações recentes, destacam-se as de Cleópatra (Giulio Cesare), no Stadtheater Klagenfurt, Sophie (Der Rosenkavalier), no Festival de Salzburgo, Sibilla (estreia mundial de La bianca notte, de Beat Furrer), no Staatstheater Hamburg (2015), Condessa Almaviva (As bodas de Figaro), no Festival de Glyndebourne, Susanna (As bodas de Figaro), no Scala de Milão, ou Pamina (A flauta mágica), na Bayerische Staatsoper (2016).

Natural da África do Sul, Golda Schultz diplomou-se pela Juilliard School de Nova Iorque e integrou o Bayerische Staatsoper Opernstudio. Em seguida colaborou durante uma temporada com o Stadtheater Klagenfurt. Atualmente integra a companhia da Bayerische Staatsoper, em Munique, com a qual se apresentou numa grande variedade de papéis, incluindo Fiordiligi (Così fan tutte), Liù (Turandot), Musetta (La bohème), Micaëla (Carmen), Freia (O ouro do Reno), Pamina e Sophie. Estreou-se no Festival de Salzburgo em 2015, tendo regressado em 2017 para integrar o elenco de La clemenza di Tito, com o maestro Teodor Currentzis e o encenador Peter Sellars.

Na carreira de Golda Schultz destaca-se também a sua forte presença nos palcos de concerto, em colaboração com grandes orquestras e maestros como a National Symphony Orchestra (Washington D.C.) e Christoph Eschenbach (Sinfonia n.º 2 de Mahler), a Orquestra do Gewandhaus de Leipzig e Stefan Asbury (A Child of Our Time de Tippett), a Sinfónica da Rádio Finlandesa e John Storgårds (árias de Mozart), a Sinfónica da Islândia e Andrew Litton (Brentano Lieder de R. Strauss) ou a Deutsche Kammerphilharmonie Bremen, sob a direção de Paavo Järvi (Fidelio de Beethoven).

Para além dos seus compromissos com a Bayerische Staatsoper, na temporada 2017-18 Golda Schultz estreou-se na Metropolitan Opera (Pamina), sob a direção de James Levine e no Novo Teatro Nacional de Tóquio (Sophie). As suas apresentações em concerto incluíram: As Estações, de J. Haydn, com a Orquestra de Cleveland e o maestro Franz Welser-Möst; Elias, de Mendelssohn, com Fabio Luisi, na Opernhaus Zürich; concertos de gala no Wiener Konzerthaus e na Deutsche Oper Berlin; e o seu recital de estreia no Wigmore Hall de Londres, com o pianista Jonathan Ware.

 

Agosto 2018

 

 

Atualização em 05 setembro 2018

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.