Gidon Kremer
Violinista
O violinista Gidon Kremer é o diretor artístico e fundador da Kremerata Baltica. Guiado pela sua filosofia artística marcadamente intransigente, estabeleceu uma sólida reputação internacional como um dos artistas mais empolgantes e originais da sua geração. Para além das partituras de concerto e de câmara do repertório tradicional para o violino, Gidon Kremer interpreta obras de destacados compositores dos séculos XX e XXI, tendo estreado muitas que lhe foram dedicadas. O seu nome está intimamente ligado a compositores como Alfred Schnittke, Arvo Pärt, Giya Kancheli, Sofia Gubaidulina, Valentin Silvestrov, Luigi Nono, Edison Denisov, Aribert Reimann, Pēteris Vasks, John Adams, Victor Kissine, Michael Nyman, Philip Glass, Leonid Desyatnikov e Astor Piazzolla, cujas obras interpreta de modo a respeitar a tradição e a manter a sua vivacidade e originalidade. É justo dizer que nenhum outro artista de comparável estatura internacional fez mais para promover a causa dos compositores contemporâneos e da nova música para violino. As suas atuações regulares no Grande Auditório Gulbenkian recuam até à temporada de 1984-85.
Gidon Kremer gravou mais de 120 álbuns, muitos do quais receberam prestigiosos prémios internacionais em reconhecimento da sua especial perspicácia interpretativa e dimensão intelectual. Uma longa lista de distinções e prémios incluem o Ernst von Siemens Musikpreis, a Bundesverdienstkreuz, o Moscow’s Triumph Prize, o Una Vita Nella Musica – Artur Rubinstein Prize e o Prémio Unesco. Em 2016, Gidon Kremer recebeu um Praemium Imperiale, considerado por muitos como o Prémio Nobel da música.
In 1997, Gidon Kremer fundou a orquestra de câmara Kremerata Baltica com o objetivo de reunir e destacar aos melhores músicos dos Estados Bálticos. As temporadas de 2016 e 2017 incluem marcantes digressões na América do Norte e na Europa para celebrar o 20.º aniversário da orquestra e o 70.º aniversário de Gidon Kremer. O agrupamento realiza digressões frequentes e gravou mais de 30 álbuns para as etiquetas Nonesuch, Deutsche Grammophon, Burleske e ECM. O CD After Mozart (Nonesuch, 2001) recebeu o prémio Echo Klassik e um Grammy em 2002. O CD dedicado a obras do compositor polaco Mieczysław Weinberg (ECM) foi nomeado para os prémios Grammy em 2015.
Abril 2017