Gérard Caussé
Viola
O violetista francês Gérard Caussé iniciou a sua formação musical em Toulouse, tendo completado os seus estudos no Conservatório de Paris. Ao longo da sua carreira, tem contribuído decisivamente para dar destaque à viola de arco como instrumento solista em recitais a solo, em concertos com maestros de renome e grandes orquestras em todo o mundo e em elogiadas gravações. No domínio da música de câmara, é também reconhecido pela sua técnica e grande musicalidade, colaborando com muitos quartetos de cordas e outros agrupamentos de câmara.
Gérard Caussé foi Diretor Artístico da Orquestra de Câmara de Toulouse e é cofundador e Diretor da Camerata da Fundación Caja Duero, em Salamanca. Através da orientação de cursos de aperfeiçoamento, transmite a sua arte e experiência às novas gerações de músicos. Atualmente é professor de viola de arco no Conservatório de Paris e na Escuela de Música Reina Sofía, em Madrid.
O repertório de Gerard Caussé é vasto, incluindo obras de compositores como J. S. Bach, Berlioz, Bartók, Britten, Stravinsky ou Chostakovitch. Como membro fundador e viola solista do Ensemble Intercontemporain de Pierre Boulez, destacou-se como intérprete do repertório contemporâneo, tendo-lhe sido dedicados mais de dez concertos. Gérad Caussé tem assim contribuído significativamente para enriquecer o repertório para viola de arco, desafiando os principais compositores a compor para o instrumento.
Setembro 2018