Gábor Káli
Maestro
Em abril de 2019, o maestro húngaro Gábor Káli substituiu Iván Fischer, com grande sucesso, à frente da Orquestra do Festival de Budapeste. Recebeu os maiores elogios da crítica e foi efusivamente ovacionado em cidades e auditórios como Budapeste, Elbphilharmonie de Hamburgo, Philharmonie de Paris e Philharmonie Luxemburg, destacando-se como um dos mais promissores maestros da sua geração.
Ao longo da temporada 2022/23, a sua experiência no domínio da ópera leva-o a apresentar-se na Bayerische Staatsoper (A Noiva Vendida de Smetana), na Semperoper Dresden (A flauta mágica) e na Ópera de Graz (Madama Butterfly). Para além da Orquestra Gulbenkian, no domínio orquestral, destacam-se atuações com a Filarmónica de Londres, a Orquestra de Câmara de Lausanne, a Sinfónica de Bournemouth, a Filarmónica Nacional Húngara ou a Filarmónica Janáček (Ostrava).
Atuações recentes incluíram a Orquestra de Paris, a Sinfónica de Viena, a Sinfónica MDR de Leipzig, a Orquestra Nacional do Capitólio de Toulouse, a Sinfónica de Singapura, a Sinfónica da Rádio Nacional Polaca, a Orquestra Nacional de Lille, a Filarmónica de Istambul, a Orquestra de Câmara Escocesa, a Orquestra de Câmara Irlandesa, a Kölner Kammerorchester, a Hong Kong Sinfonietta, a Staatsorchester Stuttgart, a Philharmonie Zuidnederland, a Filarmónica Eslovaca e a Sinfónica Nacional de Taiwan. No verão de 2019 apresentou-se no Festival de Salzburgo com a Orquestra Sinfónica da Rádio de Viena.
Músico de grande capacidade e versatilidade, Gábor Káli dirige regularmente obras contemporâneas e estreias absolutas. É muito apreciado e solicitado pelo seu profundo conhecimento das obras de Béla Bartók, o que o levou a dirigir a Orquestra do Festival de Budapeste em digressão.
Em 2018 recebeu o prestigioso Nestlé and Salzburg Festival Young Conductors Award. No mesmo ano, venceu o Concurso Internacional de Direção de Orquestra de Hong Kong. Em 2015 assumiu as funções de Kapellmeister e Diretor Musical Assistente do Nürnberg Staatstheater, onde dirigiu Wozzeck de Berg, La bohème de Puccini, Da Casa dos Mortos de Janáček, Os Pescadores de Pérolas de Bizet, Arabella de R. Strauss e Otello de Verdi.
Gábor Káli estudou piano e direção na Academia de Música Franz Liszt, em Budapeste. No Fórum de Maestros do Conselho Alemão da Música, participou em masterclasses de Kurt Masur, Colin Metters e Sian Edwards. Recebeu também formação de Péter Eötvös, Bernard Haitink e David Zinman.