Franco Fagioli
Contratenor
O contratenor argentino Franco Fagioli é reconhecido pela sua rara desenvoltura técnica, bem como pela beleza da expressão vocal. É o primeiro contratenor a assinar um contrato de exclusividade com a editora discográfica Deutsche Grammophon, facto que reflete o seu estatuto como uma das principais estrelas da atualidade, nomeadamente do repertório do Barroco e até ao início do séc. XIX.
Para além do seu regresso à Fundação Gulbenkian, os destaques da presente temporada incluem o papel de Nerone (Agrippina) na sua estreia na Ópera da Baviera, em Munique, e de Ruggiero (Alcina) na sua estreia na Ópera Estadual de Hamburgo. Outros compromissos incluem uma digressão ao Japão com a Venice Baroque Orchestra, bem como concertos na Europa com a orquestra Il pomo d’oro, nomeadamente um programa dedicado ao compositor italiano Leonardo Vinci, o papel principal em Serse e o papel de Nerone, em Agrippina.
Como solista de concerto, Franco Fagioli apresentou-se nos festivais de Halle, Ludwigsburg, Innsbruck e Salzburgo, em colaboração com maestros como R. Alessandrini, A. Curtis, G. Garrido, N. Harnoncourt, R. Jacobs, J. M. Quintana, M. Minkowski, R. Muti ou C. Rousset. A sua discografia inclui papéis principais em Orfeo ed Euridice e Ezio de Gluck, Adriano in Syria de Pergolesi, Berenice e Teseo de Händel, Artaserse e Catone in Utica de L. Vinci, La Concordia de’ pianeti de Caldara, Siroe, rè di Persia de J. A. Hasse, e os álbuns a solo Arias for Caffarelli e Il maestro Porpora.
Outubro 2018