Elena Schwarz
Direção Musical
A maestrina suíça-australiana Elena Schwarz nasceu em 1985.
Estudou violoncelo e musicologia antes de ingressar na classe de direção de orquestra de Laurent Gay na Escola Superior de Música de Genebra. Especializou-se em repertório contemporâneo com Arturo Tamayo e aperfeiçoou a sua técnica com Peter Eötvös, Matthias Pintscher, Bernard Haitink e Neeme Jaärvi.
Venceu o Concurso Princesa Astrid, na Noruega (2014), foi 2.ª classificada no Concurso Jorma Panula, na Finlândia (2015) e foi distinguida pela Adami, em França (2016). Foi maestrina assistente de Mikko Franck na Filarmónica da Radio France, trabalhando em simultâneo com Marko Letonja na Sinfónica da Tasmânia e com Asher Fisch na Sinfónica da Austrália Ocidental. Em 2017, no Festival de Saint-Denis, substituiu Mikko Franck, tendo dirigido a 7.ª Sinfonia de Bruckner.
Mais recentemente, dirigiu a Sinfónica de Trondheim, a Sinfonietta de Lausanne, a Orquestra de Cannes, a Sinfónica de Helsingborg, a Orquestra de Câmara de Paris, a Filarmónica de Liège, a Orquestra de Câmara de Lausanne e a Musikfabrik de Colónia.
No domínio da ópera, assistiu Mikko Franck em Madama Butterfly e Rigoletto, no festival Chorégies d’Orange, e Elektra, na Ópera Nacional de Paris. Assistiu também Kazushi Ono em O Anjo de Fogo de Prokofiev, no Festival d’Aix-en-Provence. Recentemente, participou no programa Dudamel Fellowship, desenvolvido pelo maestro Gustavo Dudamel e pela Filarmónica de Los Angeles.