Eduarda Melo

Soprano

Galardoada com o 2.º prémio no Concurso Internacional de Canto de Toulouse, Eduarda Melo tem consolidado a sua carreira maioritariamente entre França e Portugal. Depois de se licenciar em Canto pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto e da passagem pelo Estúdio de Ópera da Casa da Música, iniciou uma carreira internacional com a integração do elenco do prestigiado CNIPAL, em Marselha.

No domínio da ópera destacam-se, entre outros papéis: Corinna (Il viaggio a Reims) no Teatro Nacional de São Carlos; Constance (Dialogues des Carmélites), Rosina (O barbeiro de Sevilha), em Lille, Limoges, Caen, Reims e Dijon; Elvira (L’Italiana in Algeri) na Ópera de Marselha; Norina (Don Pascuale) no Teatro Nacional de São Carlos; Musetta (La bohème) no Festival de Saint-Céré; Despina (Così fan tutte) no Teatro Nacional de São Carlos; Primeira Dama (A flauta mágica) e Stéphano (Romeo et Juliette) na Ópera de Marselha e em Massy; Frasquita (Carmen) na Ópera de Lille e no Théâtre de Caen; Valencienne (A viúva alegre) no festival Folies d’O, em Montpellier; Gabrielle (La vie parisienne) na Ópera de Metz; Ruth (Paint Me, de Luís Tinoco) na Culturgest; Spinalba (F. A. de Almeida) e Ascanio (Lo frate ‘nnamorato, de Pergolesi) no CCB; Zemina (Die Feen, de Wagner) no Théâtre du Châtelet; Vespina (L’Infedeltà delusa de Haydn) na Ópera de Monte Carlo; Maria Luisa (La Belle de Cadix, de Francis Lopez) no Festival de Saint-Céré e Elle (La voix humaine) na Casa da Música.

No domínio da música contemporânea, tem participado em criações de compositores portugueses, tais como o papel de Vera na ópera A Little Madness in the Spring de António Pinho Vargas, Pastora e Rapaz de Bronze nas óperas A Montanha e Rapaz de Bronze de Nuno Côrte-Real e mais recentemente na obra Livro de Florbela, op. 42, de Nuno Côrte Real, com o Ensemble d’Arcos. Em concerto destacam-se as interpretações do Requiem de Mozart, do Stabat Mater de Poulenc, do Requiem de Brahms, de Giuditta e L’Ippolito de Francisco António de Almeida, de Sieben Frühe Lieder de Alban Berg e de O King de Berio. Colaborou com a Companhia Nacional de Bailado e o Divino Sospiro no espetáculo Mozart Concert Arias da coreógrafa Anne Teresa de Keersmaeker. Foi dirigida por maestros como Marc Minkowski, Antonello Allemandi, Martin André, Jean-Claude Casadesus, Cesário Costa, Manuel Ivo Cruz, Laurence Cummings, Jean-Sébastien Béreau, Stefan Ausbury, Franck Ollu, Jérémie Rhorer e Michael Zilm. Colabora também regularmente com os grupos Ludovice Ensemble e Divino Sospiro.

 

Abril 2018

 

Atualização em 15 maio 2018

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.