Diogo Costa
Diogo Costa © Joel Calheiros

Diogo Costa

Maestro

Nascido em 1989, Diogo Costa é um jovem maestro com experiência num vasto repertório musical, que se estende desde a música antiga até à música contemporânea.

Com o generoso apoio de uma Bolsa Ann Gerrard, concluiu com distinção uma pós-graduação no Royal Northern College of Music de Manchester – Inglaterra, onde frequentou o programa de Mestrado em Direção de Orquestra sobre a orientação de Mark Heron e Clark Rundell. Teve também a oportunidade de trabalhar como maestro assistente de Juanjo Mena, John Storgårds e Sir Andrew Davis na BBC Philharmonic Orchestra e com Vasily Petrenko na Royal Liverpool Philharmonic Orchestra.

Diogo Costa iniciou os seus estudos musicais na Banda de Música de Antas – Esposende, e na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, ingressando mais tarde na Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2010 começou a estudar Direção de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra – Metropolitana, onde estudou com o conceituado pedagogo Jean-Marc Burfin. Em complemento, frequentou master-classes com Sir Mark Elder, Martyn Brabbins, Douglas Bostock, Johannes Schlaefli, José Pascual Vilaplana, Jean-Sébastien Béreau e Emilio Pomarico. Como maestro assistente de Boris Gruzin, em dezembro de 2013 participou na produção do bailado Cinderela, de Prokofiev, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e a Companhia Nacional de Bailado. Em 2019, como maestro assistente de Lorenzo Viotti, colaborou na produção da ópera Romeu e Julieta, de Gounod, com o Coro e a Orquestra Gulbenkian.

Como maestro convidado, estreou-se em 2019 com a Hallé Orchestra, no The Bridgewater Hall de Manchester, e com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Para além destas orquestras dirigiu a BBC National Orchestra of Wales, a BBC Philharmonic Orchestra, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra do Norte, a Orquestra Clássica do Sul, a Orquestra Clássica do Centro, o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e a West European Studio Orchestra com a qual tem vindo a gravar em diversos estúdios, entre eles o lendário Abbey Road, em Londres.